Manuel Cardoso venceu ao sprint esta quinta-feira, 26 de Março, a segunda tirada da 33ª Volta ao Alentejo e é o novo Camisola Amarela.

O português da algarvia Team Tavira dominou os últimos metros do empedrado de Mora deixando para trás Samuel Caldeira (W52/Quinta da Lixa) e Ryan Anderson (Team Optum), respectivamente na segunda e terceira posições.

Ao segundo dia de competição, que começou em Castelo de Vide com ameaças de chuva, o “TGV do Norte”, como é conhecido o velocista Manuel Cardoso, “tirou” James Oram (Team Axeon) da liderança da Alentejana. O neozelandês caiu para segundo lugar, apesar de ter o mesmo tempo do português. Cardoso consegue, no entanto, a melhor pontuação no conjunto das duas etapas. Samuel Caldeira fecha o pódio da geral individual a dois segundos.

Numa tirada corrida a quase 45Km/h, Manuel Cardoso gastou 3 horas e 24 minutos nos 152,5 Km de transição entre o norte e o centro alentejano.

“Foi uma etapa bastante discutida, com muitos ataques, mas senti-me sempre muito bem. Na parte final a subida dificultou-me um pouco o trabalho, mas acabei por me colocar na posição certa e vencer”, disse o corredor natural de Paços de Ferreira.

Chegar à liderança não estava exactamente planeado e por essa razão mostrou-se surpreendido no momento em que soube que tinha chegado à Amarela: “Esta primeira vitória tem um sabor especial para mim e para a equipa, porque temos trabalhado bastante e estamos muito felizes com este triunfo”.

Para além do símbolo maior da Alentejana, a Camisola Amarela, Manuel Cardoso lidera também a classificação por pontos simbolizada na Camisola Verde. O anterior líder, James Oram (Team Axeon) manteve a Camisola Branca da juventude. Sem Prémios de Montanha nesta segunda etapa, o equatoriano Bayron Guama, “Rei da Montanha” no Alentejo, em 2014, continua a envergar a Camisola Castanha, destinada ao melhor trepador.

Para o terceiro dia de competição está reservado o maior trajecto da 33ª Volta ao Alentejo. A jornada de 189,6 quilómetros começa em Portel, pelas 11h20, e pelo caminho os corredores não terão dificuldades de montanha. A tirada irá terminar na vila raiana de Mértola e será animada com as Metas Volantes de Viana do Alentejo (km 26,8), Vidigueira (km 56,9) e Aljustrel (km 116,5). Cerca das 16 horas, a vila banhada pelo Guadiana irá assistir à chegada das bicicletas na Avenida dos Bombeiros.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

MCPE aplaude redução de impostos anunciada por Rondão Almeida

O Movimento Cívico por Elvas (MCPE) manifestou o seu “agrado” com a “redução de impostos” …