Pawel Bernas (Activejet Team) venceu sábado, dia 28, a quarta tirada da 33ª Volta ao Alentejo e é o novo Camisola Amarela da Alentejana.
O polaco ganhou vantagem aos adversários nos derradeiros 1500 metros da etapa, em Vila Nova de Santo André, deixando para trás Delio Fernandez (W52/Quinta da Lixa), espanhol que subiu ao segundo lugar da geral.
Sérgio Sousa (LA Alumínios/Antarte) foi o terceiro homem a concluir os 143,7 km da jornada, que começou em Aljustrel.
Nas contas da Alentejana, e a faltar apenas um dia para o final, Bernas lidera com cinco segundos de vantagem sobre Delio Fernandez e James Oram. O neozelandês ocupa o terceiro lugar do pódio.
Manuel Cardoso (Team Tavira), o anterior comandante, gastou mais 21 segundos que o vencedor e está agora na quarta posição a 11 segundos do novo líder.
Este é o segundo triunfo de Pawel Bernas, este ano, em Portugal. O polaco, de 24 anos, venceu, no passado fim-de-semana, a primeira etapa do Grande Prémio Liberty Seguros – Troféu Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e não escondeu que procurava novo êxito: “Estava a tentar chegar à vitória desde o primeiro dia. Estive sempre nas fugas dos últimos quilómetros e hoje finalmente consegui. Ataquei quando faltavam 1,5 km para o final e foi a melhor decisão que tomei”.
O ciclista da polaca Activejet Team lançou-se com um grupo de seis corredores quando faltavam 12 quilómetros para a meta. Foram os primeiros a receber os calorosos aplausos das centenas de pessoas que assistiram, em Vila Nova de Santo André, à chegada da penúltima tirada da 33ª Volta ao Alentejo. Pawel sabe, no entanto, que nada está decidido: “Amanhã será uma etapa muito dura, rápida e nervosa, mas tudo faremos para manter a Camisola Amarela”, prometeu.
O primeiro título desta Volta está virtualmente entregue. Bayron Guama (Ecuador) venceu o último Prémio de Montanha da competição, instalado na Serra de Grândola, e para sagrar-se, este domingo, pelo segundo ano consecutivo, o Rei da Montanha (Camisola Castanha) só tem de terminar a prova.
Manuel Cardoso lidera a classificação dos pontos, veste a Camisola Verde, e James Oram (Team Axeon) manteve a Camisola Branca da juventude.
E ao quarto dia de competição a velocidade continuou a aumentar, com uma média, logo à primeira hora, de 49km/h. Razão de tanta velocidade? As inúmeras tentativas de fuga que se registaram até ao quilómetro 44, quando, finalmente, Joni Brandão (Efapel) e Mario Gonzales (Activejet Team) conseguiram dar expressão ao que tantos ensaiaram. Estes dois homens ganharam a companhia de Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa), Xabier Lasa (Euskadi-EDP) e Garikoitz Bravo (Murias-Taldea) ao quilómetro 69 e chegaram a ter, em quinteto, uma vantagem máxima de 2 minutos 38 segundos.
Quando a Rádio Popular-Boavista tomou conta do pelotão a diferença baixou e depois da Meta Volante de Grândola a fuga chegou ao fim, já com os olhos postos no último Prémio de Montanha da competição.
O derradeiro dia de competição, domingo, 29 de Março, começa em Alcácer do Sal, às 11,20h. As Metas Volantes de Montemor-o-Novo (km 44,4), Arraiolos (km 66,4) e Vila Viçosa (127,4) são pontos de interesse num traçado com 175,1 quilómetros que vão terminar em Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015. A meta, instalada na Praça da Liberdade, será abordada pelas 15,50h e, após os 804,6 quilómetros totais de competição, se brindará ao melhor corredor da 33ª Volta ao Alentejo.