As previsões são para amanhã, dia 6, e a Direcção-Geral de Saúde já lançou o alerta. Portugal Continental, especialmente o Alentejo, poderá ser influenciado por uma massa de ar com origem no Norte de África, transportando na circulação partículas e poeiras em suspensão.

“Este fenómeno natural poderá afetar a qualidade do ar ambiente, estimando-se que possa contribuir para um aumento das concentrações de partículas em suspensão em todas as regiões do País, com maior intensidade na faixa interior e especialmente no Alentejo Interior”, refere o alerta da DGS.

Em Portugal, durante os meses de primavera e de verão, pode verificar-se com maior frequência, a presença de partículas na atmosfera provenientes das zonas áridas do Norte de África, nomeadamente dos desertos do Sahara e Sahel, sendo a maioria destas partículas de origem natural.

Segundo a DGS, a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes. Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou procurar uma unidade de saúde.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: Homem de 21 anos detido por violência doméstica

impedido de se aproximar a menos de 600 metros da vítima, de 17 anos …