A Feira de São João começa amanhã, sexta-feira, e vai animar Évora até dia 29. Tendo por palco o Rossio de São Brás, o certame assinala os 500 anos do Palácio de D. Manuel e inclui uma “O Paço e a cidade – Cinco séculos, uma memória”, é uma exposição fotográfica e documental – “O Paço e a cidade – Cinco séculos, uma memória”.
Outra novidade que pode ser vista logo no primeiro dia do evento é o espetáculo “A arruada do elefante”. Trata-se de um desfile diário para evocação festiva e caricaturada da Embaixada da Obediência enviada pelo Rei D. Manuel ao Papa Leão X em 1514. O desfile vai percorrer, diariamente, o recinto da feira, entre as 21:30 e as 22:30, com a participação artística da associação cultural Do Imaginário.
A exemplo do ano anterior, a Feira do Livro de Évora volta a realizar-se em simultâneo com a Feira de São João, no espaço do Jardim Público junto ao coreto
Na música, realce para uma novidade de última hora. No dia 26, às 23 horas, o Colégio Luís António Verney, da Universidade de Évora (junto ao Jardim Público), acolhe um concerto com Dave Liebman, ícone do jazz mundial. O saxofonista é acompanhado neste projeto por Mário Laginha ao piano, Erik Ineke na bateria, Ricardo Pinheiro na guitarra e Massimo Cavalli no contrabaixo.
Pelo palco do Jardim Público vão passar: Sara Tavares, Kumpania Algazarra, Luís Pastor, Celina da Piedade, Quadrilha, Ricardo Ribeiro e o espetáculo “Deixem o Pimba em Paz”, com Manuela Azevedo (vocalista dos Clã) e Bruno Nogueira.
Dia 29 de junho, dia de São Pedro e dia do Município, feriado municipal, realiza-se uma sessão comemorativa dos 40 anos da descentralização cultural.