A Biblioteca Municipal de Elvas acolheu, na passada quinta-feira, dia 18, o encontro “Viver o ROMED”, numa iniciativa da Autarquia que contou com a presença da vereadora Vitória Branco, da representante do Alto Comissariado para as Migrações, Berill Baranyai, e do representante do programa ROMED2, Bruno Gonçalves.
Neste encontro de trabalho, em que marcaram presença também vários membros da comunidade cigana residentes em Elvas, o objectivo era apresentar alguns métodos de trabalho para a integração desta comunidade na sociedade.
Vitória Branco afirmou que, no decurso do encontro, se percebeu “que este ainda é um longo percurso a fazer, um caminho sinuoso, mas aquilo que nos move é despertar atenção, começar e fazer com que esse caminho se comece a percorrer”.
Já Bruno Gonçalves explicou que o “ROMED2 é um programa que pretende estimular a participação activa das comunidades ciganas através da mediação e também assegurar que, neste caso a nível local, as entidades públicas possam assegurar toda esta participação activa das comunidades ciganas, sobretudo os municípios e as juntas de freguesias”.
O ROMED é um programa assegurado pelo Conselho da Europa que visa melhorar a comunicação e cooperação entre os ciganos e as instituições públicas, a que Elvas aderiu como parceira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: “Onde Tudo se Faz Natal” arrancou com desfile das personagens do Presépio

A programação da iniciativa "Onde Tudo Se Faz Natal 2023", em Campo Maior, teve o início n…