O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) vai celebrar protocolos com todos os hospitais da região. Segundo a Associação Oncológica do Alentejo (AOAL), o presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), José Robalo, a equipa de oncologia do HESE passará a contar com mais cinco oncologistas a partir de dia 1 de Julho.
A AOAL reuniu-se segunda-feira com a ARSA para solicitar informação sobre o serviço de oncologia do HESE que recentemente perdeu três dos quatro especialistas.
De acordo com a informação prestada à AOAL, os médicos que iniciam funções no início de Julho serão contratados em regime de prestação de serviços. A partir de setembro, estes oncologistas passarão a contratado individual de trabalho por tempo indeterminado.
Como o Linhas noticiou anteriormente, a saída de três dos quatro oncologistas do HESE criou um problema em toda a região, uma vez que também prestavam serviço nos hospitais de Elvas, Portalegre, Beja e Santiago do Cacém
Citando José Robalo, a informação que a AOAL colocou na página do Facebook refere que o HESE está a preparar protocolos para celebrar com os hospitais de Beja e Santiago do Cacém, à semelhança do que já se verifica com Elvas e Portalegre. Segundo a ARSA, pretende-se que “todos os hospitais da região fiquem abrangidos pelas mesmas regras, e que os doentes oncológicos, independentemente do local em que se encontrem, tenham igualdade de oportunidade terapêutica”.