A associação ambientalista Quercus alerta para os riscos da central nuclear de Almaraz, que consideram obsoleta. Este alerta tem por base o teste de resistência pedido pela Greenpeace à central nuclear espanhola.
“A central está completamente obsoleta. É uma bomba relógio que temos para a região do interior e para Portugal”, disse o responsável pelo núcleo da Quercus de Castelo Branco, Samuel Infante, citado pela Lusa.
Almaraz é uma central nuclear situada no município do mesmo nome (Cáceres). É refrigerada pelo rio Tejo. Pertence às empresas Iberdrola, Unión Fenosa e Endesa. O primeiro de dois reactores entrou em funcionamento em 1981
Greenpeace publicou ontem, dia 29, um relatório sobre a segurança das centrais nucleares na Europa. No caso de Almaraz, o relatório da Greenpeace diz que a central não deveria estar operacional por falta de segurança.
A Quercus e diversas organizações ambientalistas espanholas têm denunciado os problemas de segurança em Almaraz e exigido o encerramento da central.