Um total de 1.151 novos estudantes foi colocado na Universidade de Évora (UÉ), na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2020/2021, o que corresponde a um aumento de 20%, face ao ano passado.
“São 1.151 os novos estudantes colocados na UÉ através do CNA 2020/2021, o que significa que 92% das vagas foram preenchidas logo na 1.ª fase”, revelou a academia alentejana, em comunicado.
A universidade alentejana explicou hoje ter disponibilizado, neste ano letivo, um total de 1.253 vagas através do CNA – mais 51 do que no ano passado -, distribuídas por 33 cursos de licenciatura e mestrado integrado, dos quais “25 preencheram a totalidade das vagas nesta 1.ª fase”.
“Em relação ao ano anterior, nesta 1ª fase do CNA, foram colocados mais 184 estudantes, o que corresponde a um acréscimo de 20%”, realçou a instituição.
O número de estudantes internacionais admitidos em licenciaturas e mestrados integrados ascende a 354, de 63 nacionalidades, o que traduz “um aumento de mais de 50%” face aos matriculados em 2019/2020.
A reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas considerou que “estes números” dão “confiança para continuar a construir uma universidade aberta ao mundo”.
“Queremos construir pontes ao invés de muros”, vincou a reitora.
De acordo com a UÉ, “apesar deste ter sido um ano profundamente atípico, considerando os vários concursos de acesso”, a academia “manteve a tendência de crescimento dos últimos anos”.
E a instituição indicou que prevê “um incremento do número de novos estudantes na licenciatura e mestrado integrado superior a 15% (de 1.496 em 2019/20 para cerca de 1.750 novos estudantes em 2020/21)”.
Trata-se de resultados “extraordinariamente gratificantes”, segundo Ana Costa Freitas, assinalando que, “apesar das circunstâncias, a procura de formação, de qualificação, de conhecimento, ganhou novo fôlego”.
A reitora disse também que, para os alunos, neste período marcado pela pandemia de covid-19, a UÉ preparou “um ingresso ou um regresso ‘seguro’”.
No âmbito do CNA, restam 8% das vagas (102) da UÉ para a 2.ª fase, que decorre desde hoje e até 09 de outubro, distribuídas por todos os cursos oferecidos em 2020/2021.
No país, na 1.ªfase do CNA, ficaram colocados quase 51 mil estudantes, sendo que quase 12 mil não conseguiram colocação, podendo agora concorrer à 2.ª fase do concurso, desde hoje, revelou a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
Os quase 51 mil alunos representam um aumento 15% em relação ao ano passado e a DGES estima que, no final de todo o processo, se inscrevam no ano letivo que está a iniciar-se cerca de 95 mil novos estudantes no ensino superior público e privado.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

SNS vai contactar mais de um milhão de utentes para atualização de dados

Mais de um milhão de pessoas vão ser notificadas a partir de terça-feira para completarem …