Um surto de covid-19 no Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas infetou 21 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição, Isabel Mascarenhas.
“Com o resultado fechado da testagem do dia de ontem [terça-feira], temos um total de 18 utentes e três funcionários infetados”, disse.
De acordo com a diretora, que indicou que o primeiro caso surgiu no dia 30 de outubro, estão infetados 17 utentes da estrutura residencial para pessoas idosas e um utente da unidade de cuidados continuados.
Isabel Mascarenhas indicou ainda que os três funcionários infetados pertencem à estrutura residencial, unidade de cuidados continuados e um aos serviços administrativos, sendo este o primeiro caso relacionado com este surto.
O Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas conta com um total de 90 utentes e cerca de 100 funcionários.
“Toda a comunidade já foi testada, os funcionários infetados estão em casa e os utentes que estão positivos e suspeitos estão isolados. Vamos continuar a testar nos próximos dias”, garantiu.
Questionada sobre a situação clínica dos utentes e funcionários infetados, Isabel Mascarenhas escusou-se a avançar dados, explicando que se trata de uma informação “reservada”, apenas fornecida a familiares e cuidadores dos utentes.
Portugal regista hoje mais 82 mortos relacionados com a covid-19, o maior número num só dia desde o início da pandemia, e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O boletim da situação epidemiológica da DGS indica que desde o início da pandemia, em março, já morreram 3.103 pessoas com covid-19 e já foram infetadas 192.172, estando ativos 78.716 casos, mais 1.378 do que os registados na terça-feira.
Das 82 mortes contabilizadas nas últimas 24 horas, 44 ocorreram na região Norte, 19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 17 na região Centro e duas Alentejo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

Freguesia de Santa Maria de Marvão de luto pelo falecimento da professora Silvéria Mota

Sobejamente conhecida pela dedicação ao ensino especial e inclusivo, Silvéria Mota faleceu…