O território pretende tornar-se um destino turístico de referência graças ao seu extenso património e aos seus diversos atrativos.
Alqueva – Céu, Terra e Água é um novo conceito sem precedentes na geografia hispano-portuguesa.
Poderá desfrutar da natureza, cultura, gastronomia e tradições de dois países e do maior lago da Europa. O Grande Lago de Alqueva e o seu entorno espanhol constituído pelos concelhos de Alconchel, Cheles, Olivença, Táliga e Villanueva del Fresno, constituem uma zona com amplas possibilidades de desenvolvimento turístico, com inúmeros atrativos, de extraordinária qualidade, entre os quais se destacam seu valioso património natural, histórico e cultural.
Alqueva é um local ideal para contemplar o céu estrelado. Em 2011, foi o primeiro lugar no mundo a ser certificado como destino turístico Starlight.
A Fundação Starlight concede este reconhecimento, com o apoio da UNESCO, da Organização Mundial do Turismo e da União Astronómica Internacional, aos territórios que reúnem boas condições para o astroturismo. É também o primeiro destino Starlight transfronteiriço.
Dark Sky Alqueva® foi premiado nos World Travel Awards 2019, e conta com inúmeros alojamentos, restaurantes e empresas de actividade turística que oferecem produtos e serviços relacionados com a atividade noturna. O Observatório Oficial Dark Sky Alqueva®, situado na freguesia da Cumeada, em Reguengos de Monsaraz, bem como a Rede de Miradouros Celestiais de Extremadura, associados a diversos eventos e iniciativas, fazem deste local um paraíso para desfrutar do céu nocturno.
Os cais de Villanueva del Freno e Cheles, bem como o castelo de Alconchel, são alguns dos muitos locais ideais para observar estrelas neste território dominado pelo maior lago artificial da Europa Ocidental, que banha terras espanholas e portuguesas.
Desta forma, as cinco vilas da Extremadura integram-se na certificação já concedida há alguns anos a vários concelhos portugueses com a designação ‘Starlight Alqueva Tourist Destination’.
Alqueva tem cada vez mais roteiros e experiências turísticas acessíveis. O objetivo é alcançar um destino para todos e com as melhores práticas do setor. Das placas turísticas aos cais do Grande Lago, passando por museus, centros de interpretação e estabelecimentos turísticos.