A cerimónia de assinatura dos acordos de cooperação da primeira fase do lançamento da rede Alentejo para a instalação dos espaços de teletrabalho/coworking no interior do país decorre amanhã, dia 27 de Abril, no auditório municipal de Vendas Novas.
Segundo revelou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo vai estar presente no acto a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A cerimónia tem ainda confirmadas as presenças do secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita; do presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva; do presidente do IEFP, António Valadas da Silva e do presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Luís Dias, entre outras entidades.
Os protocolos vão ser assinados pelos autarcas dos municípios de Vendas Novas, Alvito e Alter do Chão.
A instalação dos espaços de teletrabalho/coworking no interior é uma das medidas previstas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, que aprova o Programa de Estabilização Económica e Social, e consiste no “Apoio à criação de espaços de coworking/teletrabalho, no interior que visam reduzir as desvantagens do teletrabalho, nomeadamente o isolamento, factor frequente de desmotivação. Por outro lado, estimulam a partilha de experiências, ideias, bem como constituem fator de estímulo à economia local, sendo por facto eleitos como beneficiários os municípios e infraestruturas tecnológicas de territórios do interior.