A maioria dos cartazes de campanha colocados em Vila Viçosa (Évora) pela coligação autárquica formada por PSD/CDS-PP/PPM e MPT foi vandalizada, o que motivou uma queixa na GNR, revelou hoje o cabeça de lista.
“Só ainda tínhamos colocado ‘mupis’ na sede de concelho, mas, dos 20 que distribuímos, 14 foram vandalizados”, disse hoje à agência Lusa Inácio Esperança, candidato à câmara pela coligação intitulada Movimento por Vila Viçosa.
Segundo o cabeça de lista, os cartazes eleitorais foram distribuídos pela vila “no domingo à tarde” e, na manhã do dia seguinte, apareceram vandalizados.
“No domingo à noite, quando voltámos de uma ação de campanha, estava tudo em ordem, por isso, os atos de vandalismo tiveram que ser efetuados entre as 23:00 desse dia e as 07:00 de segunda-feira”, referiu.
O autor ou autores desta destruição “fizeram pinturas e rasgaram os cartazes”, explicou Inácio Esperança, que atribui a vandalização dos ‘mupis’ a “um ataque organizado e sistemático”.
Em eleições anteriores, costuma aparecer “um ou outro cartaz vandalizado, mas assim tantos, praticamente pela vila toda e de uma forma tão sistemática, nunca tinha acontecido”, lamentou.
Inácio Esperança lembrou que o ocorrido, além de ser “falta de civismo”, é crime e adiantou que, na segunda-feira à tarde, a candidatura apresentou queixa na GNR contra desconhecidos.
“Esta destruição de cartazes eleitorais é crime público e já apresentámos queixa na GNR”, sublinhou.
A coligação em Vila Viçosa que integra o PSD, o CDS-PP, o Partido Popular Monárquico (PPM) e o Movimento Partido da Terra (MPT) começou a colocar, entretanto, cartazes pelas várias freguesias do concelho.
Relativamente aos que foram vandalizados, “vão ter que ser substituídos”, quando “houver verba para isso”, afirmou o cabeça de lista.
Além de Inácio Esperança, os outros candidatos anunciados à câmara deste concelho alentejano são Anabela Consolado (PS) e Vítor Mila (CDU).
O município é liderado pela CDU e o atual presidente, Manuel Condenado, não se recandidata.
O executivo municipal é constituído por dois eleitos da CDU, dois do PS e um do Movimento de Unidade dos Cidadãos do Concelho de Vila Viçosa (MUC).
As eleições autárquicas deste ano estão marcadas para dia 26 de setembro.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Elvas: Sérgio Conceição leva “Visões da Terra” à Casa da Cultura

O fotógrafo elvense Sérgio Conceição inaugurou sábado, dia 19 de Julho, na Casa da Cultura…