Com a máquina de lavar roupa, a tarefa que outrora foi sinónimo de permanência de horas e horas em frente ao tanque tornou-se agora algo muito mais simples. Mesmo assim, apesar de toda a facilidade que oferece, é necessário ter algum cuidado para que continue a funcionar normalmente sem danificar nem o aparelho nem a roupa.
A menos que seja um super especialista nesta matéria e que utilize o aparelho há anos, estamos todos sujeitos a alguns erros ao lavar roupa, porque nem sequer temos o hábito de ler os rótulos das roupas.
Algumas regras são mais comuns, como não misturar roupas brancas e coloridas, por exemplo. Outros acabam por ficar de fora e, mesmo que seja “coisinha”, isto acaba por influenciar o resultado final da limpeza e até da durabilidade da sua máquina de lavar roupa.
É igualmente necessário ter em conta os resíduos e danos que podem ser causados ao ambiente com uma utilização incorreta do aparelho. Foi por isso que criámos aqui os erros mais comuns que se cometem ao lavar roupa. Verifique:
1. Lavar roupa do lado oposto
Lavar numa máquina de lavar roupa pode ser um processo um pouco agressivo. Muitos tecidos são mais delicados e, esfregando uns contra os outros, podem ser danificados. Por isso, antes de as lavar, vire a roupa do avesso para proteger os tecidos dos danos causados pelo atrito do fecho e dos botões.
2. Sobrecarregue a sua máquina de lavar roupa
Quando se veste mais roupa do que o permitido por ciclo de lavagem, e elas não ficam verdadeiramente limpas (porque não há espaço para se moverem), também corre o risco de arruinar a sua máquina. Respeite o peso permitido de cada ciclo.
3. Escolher o ciclo errado
Escolha corretamente os ciclos da sua máquina de lavar roupa. Além de minimizar os danos na sua roupa, também evita o desarmamento de água, sabão e eletricidade.
4. Utilize um único tipo de detergente para tudo
Mesmo que a maioria dos detergentes sirva qualquer roupa, em alguns casos isso não acontece. Um exemplo disso são aqueles que são específicos para cores ou para branquear tecidos. Por isso, tenha cuidado ao separar as roupas e os produtos que serão utilizados para não danificar o aparelho ou a roupa.
5. Deixar a roupa na máquina de secar durante muito tempo
Deixar a roupa húmida na máquina ou secar no secador pode danificá-las e deixá-las com um mau cheiro, além de facilitar a proliferação de fungos e bactérias. Evite este hábito o máximo possível. Lembre-se sempre de limpar máquina de lavar roupa com vinagre para garantir que esteja sempre limpa.
Ao reduzir estes pequenos insetos, também pode ficar de olho se a sua máquina de lavar está a funcionar corretamente. Sempre que notar algo estranho no seu dispositivo, conte com a Reparação Segura para ajudar. A empresa serve por todo o país e resolve o seu problema em apenas 48h! Além disso, vale a pena manter os seus aparelhos a funcionar corretamente sempre, afinal, ajuda-o a poupar muito tempo no dia a dia!