O próximo diretor do Diário do Alentejo vai ser Marco Monteiro Cândido, de 39 anos, licenciado em Comunicação Social e a trabalhar no gabinete de comunicação da Câmara de Ourique, revelou a CIMBAL.
Segundo a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), este é o nome escolhido para suceder ao até agora diretor, o jornalista Luís Godinho, cujo contrato de prestação de serviços termina no final deste mês.
“A opção seguida foi o recurso à mobilidade no seio da função pública, tendo o aviso sido divulgado na Bolsa de Emprego Público, de acordo com a legislação em vigor”, disse a CIMBAL, que se reuniu em sessão ordinária, na segunda-feira.
Marco Monteiro Cândido vai assumir interinamente, já a partir da próxima edição, o cargo de diretor do Diário do Alentejo, semanário propriedade da CIMBAL e o único jornal público em Portugal.
Licenciado em Comunicação Social, com pós-graduação em Jornalismo, Marco Monteiro Cândido desempenhou funções de jornalista ‘freelancer’ em jornais da região, como o próprio Diário do Alentejo e também o Correio Alentejo, e foi produtor na equipa da Grande Reportagem da SIC.
Paralelamente, colaborou com empresas do setor audiovisual na criação de diversos conteúdos multimédia.
Desde 2015, desempenha funções no Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Ourique, no distrito de Beja, de acordo com a nota biográfica disponibilizada pela CIMBAL.
Para escolher o anterior diretor do Diário do Alentejo, a comunidade intermunicipal optou não pelo recurso à mobilidade na função pública, mas por um concurso público, que Luís Godinho venceu, começando a exercer funções em 01 de fevereiro de 2019.
Na altura, o até então diretor, o jornalista Paulo Barriga, criticou o processo e apresentou uma ação contra o seu despedimento no Tribunal de Beja.
Recentemente, em dezembro, o Tribunal da Relação de Évora (TRE) confirmou a decisão do Tribunal de Beja que, em 2020, declarou ilícito o despedimento de Paulo Barriga, condenando a CIMBAL a pagar-lhe mais de 34 mil euros.
Esta foi a segunda decisão do TRE sobre o processo do despedimento daquele jornalista, que começou em 2019 e passou por outros três tribunais.
O coletivo do TRE julgou “improcedente” a apelação da CIMBAL e confirmou a sentença da primeira instância, o Juízo do Trabalho do Tribunal Judicial de Beja.
Segundo o TRE, a relação jurídica que existiu entre Paulo Barriga e a CIMBAL, entre 01 de janeiro de 2011 e 31 de janeiro de 2019, “titulada entre as partes como de avença, configura antes uma relação de trabalho subordinado”.
Esta declaração constata que CIMBAL contratou Paulo Barriga “sob a forma de avença, em situação precária, para o exercício de funções correspondentes a contrato de trabalho, em clara violação da lei”, foi referido pelos juízes.
Segundo o coletivo, a CIMBAL cessou “unilateralmente o contrato de trabalho” com Paulo Barriga “sem procedimento disciplinar”, e, por isso, tratou-se de “um despedimento ilícito”.
Contactado pela Lusa, em dezembro, o presidente a CIMBAL, o socialista António Bota, disse que a entidade e o respetivo advogado iriam analisar o acórdão e “as suas opções”, podendo vir a recorrer, se houvesse essa possibilidade, ou “acatar a decisão” e “assumir as suas responsabilidades, se não houver alternativa”.
-
Jornal “Linhas de Elvas” celebra hoje 74.º aniversário
O jornal “Linhas de Elvas”, o mais antigo do distrito de Portalegre, celebra hoje 74 anos … -
Fact check: TVI manipulou título de jornal na minissérie Sr. Rui?
O cabeçalho do jornal Linhas de Elvas, facilmente identificável, foi modificado, conferind…
Carregar mais artigos relacionados
-
Depressão Martinho entra hoje em Portugal continental e traz chuva e ventos fortes
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial no litoral Centro e Sul. Ve… -
Alandroal: Município garante assistência a utentes mesmo com reforma de um médico no fim deste mês
O Centro de Saúde de Alandroal corre o risco de vir a ter constrangimentos, nas consultas … -
Pão alentejano é o 7° melhor do mundo
Na lista dos 100 melhores pães do mundo, sete são portugueses. …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Monforte: Alunos exploram património arqueológico
É com alguma regularidade que grupos de alunos, não só do Agrupamento de Escolas João Mari… -
Campo Maior: O mundo dos bombeiros em miniatura
Uma exposição de miniaturas de carros de bombeiros foi inaugurada na tarde de sábado, dia … -
Alandroal tem plano “ambicioso” para desenvolver o concelho e cativar investidores
O Município de Alandroal apresentou sexta-feira, dia 14 de Março, o Plano de Desenvolvimen…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Depressão Martinho entra hoje em Portugal continental e traz chuva e ventos fortes
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial no litoral Centro e Sul. Ve…