O jovem elvense Tiago Candeias, de 24 anos, integra o grupo de 20 novos Embaixadores Jovens do Património Cultural Europeu 2022 (European Heritage Youth Ambassadors), sendo o primeiro jovem português fazer parte deste programa promovido pela Europa Nostra, European Students’ Association for Cultural Heritage (ESACH) e European Heritage Tribune.

O programa European Heritage Youth Ambassadors é dirigido a estudantes e jovens profissionais do sector do património cultural, de toda a Europa, com vista a dar uma voz activa às novas gerações e potenciar a criação de relações entre a juventude, o património cultural e a comunidade.

Contando esta segunda edição do programa com 20 novos jovens, que se juntam aos 11 anteriores embaixadores de 2021, o programa assume especial relevância em 2022, por ser este o Ano Europeu da Juventude (#EuropeanYearOfYouth), definido pela Comissão Europeia, ao permitir que os jovens partilhem as suas histórias e visões, e se envolvam no panorama das políticas culturais europeias.

Tiago Candeias, que é também embaixador do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), é licenciado em Património Cultural e Arqueologia, mestre em História e Património pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, onde desenvolveu a sua dissertação sobre o valor do património cultural para a sociedade contemporânea.

Trabalha como Project Manager na Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027 e como freelancer para algumas organizações especialmente na área da educação patrimonial.

Fotografia: Elisabete Fiel
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…