O jovem elvense Tiago Candeias, de 24 anos, integra o grupo de 20 novos Embaixadores Jovens do Património Cultural Europeu 2022 (European Heritage Youth Ambassadors), sendo o primeiro jovem português fazer parte deste programa promovido pela Europa Nostra, European Students’ Association for Cultural Heritage (ESACH) e European Heritage Tribune.
O programa European Heritage Youth Ambassadors é dirigido a estudantes e jovens profissionais do sector do património cultural, de toda a Europa, com vista a dar uma voz activa às novas gerações e potenciar a criação de relações entre a juventude, o património cultural e a comunidade.
Contando esta segunda edição do programa com 20 novos jovens, que se juntam aos 11 anteriores embaixadores de 2021, o programa assume especial relevância em 2022, por ser este o Ano Europeu da Juventude (#EuropeanYearOfYouth), definido pela Comissão Europeia, ao permitir que os jovens partilhem as suas histórias e visões, e se envolvam no panorama das políticas culturais europeias.
Tiago Candeias, que é também embaixador do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), é licenciado em Património Cultural e Arqueologia, mestre em História e Património pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, onde desenvolveu a sua dissertação sobre o valor do património cultural para a sociedade contemporânea.
Trabalha como Project Manager na Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027 e como freelancer para algumas organizações especialmente na área da educação patrimonial.