A Estratégia Local de Habitação (ELH) de Vila Viçosa, que envolve cerca de um milhão de euros de investimento, foi aprovada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), revelou a Câmara.

Em comunicado, o Município indicou que a ELH vai apoiar, ao abrigo do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, “27 agregados, correspondentes a 100 pessoas”, que “vivem actualmente em condições habitacionais indignas” no concelho.

O presidente da Câmara, Inácio Esperança, explicou à Lusa que estão previstas “obras em 27 habitações de famílias do concelho”, que vivem em casas “degradadas”.

Com esta iniciativa, o objectivo passa por “melhorar as condições de habitação de cerca de 100 pessoas”, disse.

Segundo o autarca, está também prevista a “reabilitação de moradias que estão em ruínas no Centro Histórico de Vila Viçosa”.

“É muito importante este apoio às famílias do concelho que habitam em condições indignas”, realçou o presidente da Câmara, acrescentando que, “no século XXI, já ninguém devia habitar nestas condições”.

Inácio Esperança referiu ainda que a ELH “pode ir sendo ajustada à medida das necessidades na área da habitação”, embora tenha de ser desenvolvida até ao final de 2026.

“Vamos trabalhar e pôr mãos à obra para que se consiga realizar a Estratégia Local de Habitação na sua totalidade”, argumentou.

De acordo com a Autarquia, o acordo de colaboração com o IHRU para o desenvolvimento da Estratégia Local de Habitação foi assinado na quinta-feira, dia 24 de Fevereiro.

TCA // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Galveias assinala o Dia do Pai com exposição “Olhares dos filhos”

Uma exposição de trabalhos ilustrativos da forma como os filhos “olham” para a profissão d…