O Rotary Clube de Portalegre e o Rotary Clube de Vila do Conde, instituíram o Prémio “José Régio”, que vai na sua XVI edição, tendo distinguido, no dia 8 de Outubro, dois alunos destas localidades. É um prémio atribuído, anualmente, ao melhor aluno de Português do décimo segundo ano de cada cidade.
A sessão foi realizada na cidade de Vila do Conde, na semana passada, tendo sido distinguidos os alunos Inês Ribeiro de Oliveira Peixe, de Portalegre, e Beatriz Mesquita da Silva, de Vila do Conde.
Trata-se de homenagear José Régio, figura ímpar da cultura, que nasceu em Vila do Conde e viveu, grande parte da sua vida, em Portalegre onde fora colocado, como professor, no então Liceu Nacional de Portalegre.
“A Inês e Beatriz foram dignas merecedoras desta distinção a avaliar pelos seus currículos e resultados alcançados no final do ensino secundário. Este prémio, inteiramente merecido e dentro do espírito rotário, irá certamente, constituir um marco na vida destes jovens e das suas famílias, incentivando-os a tornarem-se líderes ativos e interventivos nas suas comunidades”, frisou Ricardo Ribeiro, do Rotary Clube de Portalegre.
Este prémio visa também contribuir para o estreitamento dos laços que unem as duas cidades e os dois clubes rotários.
A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no Centro de Documentação José Régio, equipamento contiguo à casa do escritor. Seguiu-se uma visita à praça com o nome do escritor e junto à sua estátua foram recitados os poemas Cântico Negro e Romance de Vila do Conde
O momento foi distinguido pela entrega de um diploma e o prémio no valor de 250 euros, para além de algumas lembranças alusivas a José Régio.