Os trabalhadores das cantinas concessionadas estão esta segunda-feira, dia 28 de Novembro, em greve.

Esta paralisação foi convocada pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT) e abrange os trabalhadores que prestam serviço em todas as empresas e estabelecimentos no sector das cantinas e refeitórios.

Estes trabalhadores estão em luta pela negociação imediata do Contrato Colectivo de Trabalho sem perda de direitos, que contemple o aumento do salário em 10%, no mínimo 100 euros por trabalhador, valorização da antiguidade, do trabalho por turnos e ao fim-de-semana, 35 horas semanais e 25 dias de férias.

Os trabalhadores estão ainda em luta contra a precariedade, em todas as suas formas, contratos de trabalho a termo certo e incerto e através de empresas de trabalho temporário, em postos de trabalho permanentes e denunciam, ao mesmo tempo, a falta de trabalhadores e a intensificação dos ritmos de trabalho.

Em Portalegre, as trabalhadoras da cantina, do bar e do refeitório do Hospital Dr. José Maria Grande, concessionados à Uniself, realizaram uma concentração frente à unidade hospitalar, dando a conhecer as razões do seu descontentamento e da sua adesão a esta greve nacional.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Assalto a escola secundária em Évora rende pelo menos mil euros

A Escola Secundária Severim Faria, em Évora, foi assaltada durante o fim-de-semana, tendo …