O decreto que classifica como sítio de interesse nacional o Terreiro da Batalha dos Atoleiros, na Herdade dos Atoleiros, em Fronteira, foi aprovado quinta-feira, dia 19 de Janeiro, em Conselho de Ministros, conforme o comunicado final da reunião do Governo.
A classificação de “sítio de interesse nacional”, que garante a designação de “monumento nacional” ao terreiro, é sustentada pelo Governo por constituir uma “importante paisagem natural e histórico-cultural”.
Este local histórico “conserva tanto a topografia original, como a memória material e simbólica” do episódio bélico ocorrido em 1384 entre Portugal e Castela, de grande significado no quadro da resolução da crise dinástica gerada após a morte do rei Fernando I.
A Batalha dos Atoleiros ocorreu a 6 de Abril de 1384, no sítio pantanoso de Atoleiros, entre Fronteira e Sousel.
Nesta batalha, onde se registou a vitória de Portugal sobre Castela, Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria inimiga, apesar de as forças portuguesas se apresentarem em menor número, utilizando pela primeira vez a táctica do quadrado (envolvendo em cerco as forças inimigas) e o uso de lanceiros.
A lenda que envolve a primeira grande batalha com Castela, na crise de 1383-1385, admite que não houve mortos nem feridos da parte portuguesa, estando porém documentadas as baixas de Castela.