Os municípios de Almeida, Elvas, Marvão e Valença apresentaram publicamente a Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, e dos representantes das quatro autarquias.

A Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia tem como principal objectivo criar um produto de turismo cultural de âmbito nacional, associado a uma candidatura de Património da Humanidade que está a decorrer em paralelo, criando-se uma rota com selo de Património Mundial da UNESCO.

Os quatro municípios pretendem promover e valorizar o património militar dos séculos XVII e XVIII, representado através destes quatro sistemas defensivos mais representativos da linha de fronteira: a Praça-Forte de Almeida, a Fortaleza de Marvão, a Fortaleza de Valença, actuais candidatas a Património Mundial (com a candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia), e a Cidade-Quartel de Elvas e suas fortificações, a qual está classificada pela UNESCO desde 2012.

A Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia terá mais quatro momentos de apresentação pública nos respectivos territórios, nomeadamente a 15 de Abril em Valença, a 22 de Abril em Marvão, a 29 de Abril em Elvas e a 6 de Maio em Almeida.

A Bolsa de Turismo de Lisboa foi escolhida para ser o primeiro palco da apresentação pública deste roteiro, uma vez que é considerada o maior evento dedicado ao sector turístico do País, com igual representação internacional.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Comissão vitivinícola diz que um quarto do vinho do Alentejo não é comercializado

Um quarto do vinho produzido no Alentejo não está a ser comercializado devido a “um proble…