As construções humanas da Catalunha chegam a Portugal no próximo dia 21, com os Castellers de Vilafranca, vencedores do mais recente concurso “desta tradição indispensável da identidade cultural catalã”, para atuarem em Lisboa, Évora e Elvas, entre sexta-feira e domingo.
Promovida pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal, a primeira atuação dos Castellers de Vilafranca em Portugal realiza-se na próxima sexta-feira, na Praça do Município de Lisboa, a partir das 15:30.
No sábado, 22 de abril, será a vez do Alentejo, com atuações em Elvas, na Praça da República, às 11:00, e em Évora, na Praça do Giraldo, às 17:00. As torres humanas regressam a Lisboa no domingo, 23 de abril, para mais dois espetáculos: às 10:00, no Castelo de São Jorge, e às 15:00, junto ao Padrão dos Descobrimentos.
Segundo a Delegação do Governo da Catalunha em Portugal, “o Dia de Sant Jordi é uma data emblemática da cultura catalã (…), uma tradição muito enraizada na sociedade”. Coincidindo com o Dia Mundial do Livro, 23 de abril, trocam-se rosas e livros, ao ponto de ser considerado também o “dia dos namorados”, localmente. “As ruas e praças das localidades da Catalunha enchem-se de bancas com rosas e livros. Só nesse dia vendem-se mais de 1,5 milhões de livros e mais de seis milhões de rosas.”
