As construções humanas da Catalunha chegam a Portugal no próximo dia 21, com os Castellers de Vilafranca, vencedores do mais recente concurso “desta tradição indispensável da identidade cultural catalã”, para atuarem em Lisboa, Évora e Elvas, entre sexta-feira e domingo.
Promovida pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal, a primeira atuação dos Castellers de Vilafranca em Portugal realiza-se na próxima sexta-feira, na Praça do Município de Lisboa, a partir das 15:30.
No sábado, 22 de abril, será a vez do Alentejo, com atuações em Elvas, na Praça da República, às 11:00, e em Évora, na Praça do Giraldo, às 17:00. As torres humanas regressam a Lisboa no domingo, 23 de abril, para mais dois espetáculos: às 10:00, no Castelo de São Jorge, e às 15:00, junto ao Padrão dos Descobrimentos.
Segundo a Delegação do Governo da Catalunha em Portugal, “o Dia de Sant Jordi é uma data emblemática da cultura catalã (…), uma tradição muito enraizada na sociedade”. Coincidindo com o Dia Mundial do Livro, 23 de abril, trocam-se rosas e livros, ao ponto de ser considerado também o “dia dos namorados”, localmente. “As ruas e praças das localidades da Catalunha enchem-se de bancas com rosas e livros. Só nesse dia vendem-se mais de 1,5 milhões de livros e mais de seis milhões de rosas.”

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Embate com javali provoca ferimentos em dois passageiros

Na Estrada Nacional 369, ao quilómetro 16, entre Alter do Chão e Ponte de Sor, na Fonte da…