A Escola Secundária de Ponte de Sor tem, pela primeira vez, uma equipa participante no CanSat. Constituída por seis alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, a CanSor’23 foi uma das 15 escolhidas para participar na final da 10.ª edição da competição anual, que terá lugar no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, pela terceira vez consecutiva, entre os dias 26 e 30 de Abril.
A equipa, a única a concurso da região do Alentejo, destacou-se das demais pela apresentação do projeto-missão de avaliação do montado Norte Alentejano, por meio de uma machine learning. O projecto consiste no lançamento de microssatélites, que, por via de um software fotográfico, conseguem captar imagens do arvoredo da região, nomeadamente de sobreiros, para posteriormente serão avaliadas pelos alunos e monitorizar a vitalidade da paisagem e das espécies arbóreas do território.
O CanSat Portugal é um projecto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA) com o objectivo principal de desafiar os estudantes do país a lançarem modelos funcionais de microssatélites, cujo sistema base está integrado num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante (daí o nome “can”, lata em inglês).
As diferentes equipas, compostas por 4 a 6 elementos, têm de elaborar um projecto completo como numa situação real, com todas as suas fases, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos. Devem projectar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Este pode ser feito através de um pequeno foguetão (até 1km de altitude), ou através de um avião, drone ou balão. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados recolhidos. A equipa vencedora das quinze a concurso representará Portugal na final internacional.
“Estamos muito satisfeitos, uma vez mais, com o envolvimento total do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e da Autarquia, em mais uma edição do CanSat, pelo terceiro ano consecutivo. Este ano, com o extra de vermos representada a nossa Escola Secundária de Ponte de Sor entre as equipas participantes, o que só mostra a qualidade do ensino do nosso município e da excelência dos nossos estudantes. Paralelamente, a realização deste evento consolida o alinhamento do projecto da ESERO Portugal com a estratégia que definimos para Ponte de Sor, para o cluster da Aeronáutica, Espaço e Defesa e que tem como pressuposto a qualificação dos nossos jovens nestas áreas”, refere Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.
No final da competição, as equipas serão avaliadas por um júri que terá em conta o valor científico e matemático do tratamento dos dados apresentados, a concretização das missões, a qualidade do hardware e do software, a escolha dos componentes utilizados, a qualidade dos relatórios finais, bem como as plataformas de divulgação do projecto.
Prevê-se a atribuição dos seguintes prémios: melhor pontuação global – 1º lugar e vencedor (representante de Portugal na European CanSat Competition); prémio para o melhor Desempenho Técnico; prémio para a melhor Missão Científica; prémio para a equipa mais profissional; prémio para a melhor Divulgação; prémio para a melhor Antena (ground station) e uma Menção Honrosa (opcional).