O Município de Campo Maior, representado pelo presidente Luís Rosinha, e o Plano Nacional das Artes (PNA), representado pelo seu comissário Paulo Pires do Vale, assinaram quinta-feira, dia 27 de Abril, um protocolo de colaboração.
A cerimónia decorreu no Auditório do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (CERN). O director do Agrupamento de Escolas, Jaime Carmona, também participou no acto.
O acordo agora assinado prevê o desenvolvimento de um conjunto de acções a implementar no âmbito da educação e da cultura, principalmente no que diz respeito à implementação do Plano de Acção Estratégica do PNA, nomeadamente no Eixo A – Política Cultural; no Eixo B – Capacitação; e no Eixo C – Educação e Acesso.
Com a assinatura deste protocolo será implementado no CERN o Projecto Cultural de Escola e outras medidas que propõem a fruição e produção cultural como parte integrante do currículo.
O acto foi precedido por um momento de dança, com a coreografia “Palavras que Voam”, um trabalho realizado no âmbito do projecto “Dança na Escola”.
Esta actuação marcou o início da programação do 2º Festival Internacional de Dança de Campo Maior – “Pés no Chão”, uma organização do Município em parceria com a Axpress-Arte | Associação Cultural, apoiada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, e integra a 1ª Bienal de Cultura e Educação do PNA.
Estiveram ainda presentes na ocasião o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, os presidentes das Juntas de Freguesia de Degolados e da Expectação, João Cirilo e Hugo Rodrigo, e a directora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.