A Guardia Civil está a investigar um cidadão português por um suposto crime contra a segurança rodoviária, ao conduzir um camião de grande tonelagem, excedendo em mais de oito vezes o limite legal de álcool estabelecido, noticiou o Extremadura 7 Días.
A acção ocorreu na tarde da passada quarta-feira, no município de Villafranca de los Barros, quando um utilizador da autoestrada A-66 reportou que o condutor de um camião articulado apresentava sintomas evidentes de estar a conduzir sob efeito de álcool.
Perante os factos relatados, foram estabelecidos dispositivos de serviço para tentar localizá-lo e, alguns minutos depois, patrulhas da Guardia Civil de Segurança Cidadã de Villafranca de los Barros e da Agrupación de Tráfico del Equipo de Atestados de Mérida encontraram-no no mesmo local.
Após identificar o condutor, que é um cidadão português, os agentes observaram que apresentava sintomas evidentes de ter consumido bebidas alcoólicas, sendo-lhe realizados testes de detecção de álcool, que revelaram que ultrapassava o limite permitido para a condução deste tipo de veículos de transporte de mercadorias, com um resultado positivo de 1,22 g/l.
Com todas as provas incriminatórias, foram iniciados procedimentos por um suposto crime contra a segurança rodoviária, por conduzir sob efeito de bebidas alcoólicas, sendo entregues no Tribunal de Instrução de Villafranca de los Barros, e o veículo ficou apreendido.
Agora, enfrenta penas de até seis meses de prisão e a privação do direito de conduzir veículos a motor e ciclomotores por um período de um a quatro anos.