A Comissão Europeia levou a cabo, no dia 22 de Junho, em Bruxelas, a 3.ª edição dos Prémios “New European Bahaus”, uma iniciativa que visou apoiar projectos que se baseiam em três premissas-chave, nomeadamente a sustentabilidade, a estética e a inclusão.
Dos 61 finalistas, a União Europeia, no âmbito da sua política de coesão, anunciou os 15 vencedores, entre os quais se encontram projectos e conceitos tão distintos como um jardim comunitário em Podgorca (Montenegro), um complexo de grutas de Sacromonte (Espanha), enquanto exemplo de recuperar um sentido de pertença, ou um masterplan estratégico de como transformar uma área isolada em inclusiva em Aalborg na Dinamarca.
A escolha dos prémios estendeu-se também à votação online e as distinções enquadraram-se em várias categorias, premiando estrelas emergentes dando destaque a candidatos com menos de 30 anos.
A terceira edição dos Prémios recebeu mais de 1.400 candidaturas dos Estados-Membros da UE e, pela primeira vez, candidaturas de iniciativas nos Balcãs Ocidentais.
No contexto do Ano Europeu das Competências, a presente edição dos prémios incluiu também uma vertente focada na educação e aprendizagem.
Os projectos seleccionados beneficiaram de um investimento na ordem dos 65 milhões de euros no âmbito da política de Coesão da União Europeia.
Viana do Castelo, um projecto português em destaque
Na cerimónia foram também destacados 14 projectos inovadores no âmbito acções englobadas na “European Urban Initiative”, provenientes de cidades de baixa ou média densidade, mas também por estabelecerem sólidas parcerias locais.
“Viana S+T+ARTS Centre” foi um dos projectos seleccionados que visa transformar um antigo edifício do matadouro municipal num laboratório criativo e comunitário destinado a jovens talentos.
A adaptação do imóvel terá componentes inovadores, alguns dos quais ainda só disponíveis em protótipo, dotando-o de eficiência energética e baixo carbono.
O edifício incluirá, por exemplo, um novo sistema para armazenar o excesso de energia eléctrica renovável do novo centro na forma de hidrogénio verde e transformá-lo novamente em electricidade quando existir deficit de produção.
Elisa Ferreira e o Forte da Graça
No final da cerimónia, a equipa de reportagem do Linhas de Elvas teve a oportunidade de privar uns breves instantes com Elisa Ferreira, que é Comissária Europeia para a Coesão e Reformas desde 2019.
Inicialmente confessou uma certa mágoa por “não ter conseguido” levar a bom porto a requalificação do Forte da Graça, em Elvas, na altura em que foi ministra do Ambiente e do Planeamento nos dois governos de António Guterres. Logo depois, ao ser-lhe explicada a recuperação em marcha nos últimos anos que permitiu abrir o monumento aos visitantes, Elisa Ferreira mostrou-se positivamente surpreendida, ficando com o desejo de conhecer o imóvel de cara lavada.
Em Abril de 2024, a Comissão organizará a quarta edição dos Prémios do Novo Bauhaus Europeu, no contexto da segunda edição do Festival NEB. As candidaturas estão abertas até 15 de Setembro.
O Novo Bauhaus Europeu é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que conecta o Pacto Ecológico Europeu aos nossos espaços e experiências de vida. A iniciativa convida todos os europeus a imaginar e construir juntos um futuro sustentável e inclusivo.