A Câmara Municipal de Fronteira lançou um programa de incentivos ao ensino superior, o qual entrará em vigor no próximo ano lectivo.
As candidaturas estarão disponíveis a partir de 17 de Julho, no site do Município ou presencialmente no Balcão Único.
A este programa podem aceder todos os alunos com residência no concelho de Fronteira que frequentem ou que venham a ingressar no ensino superior, independentemente de serem ou não beneficiários de bolsas de estudo, sejam estudantes de licenciatura, de mestrado, de curso técnico superior profissional ou curso de especialização tecnológica.
O incentivo monetário será definido a cada ano lectivo pela Câmara Municipal. Neste primeiro ano, o montante é 400 euros.
“A nossa intenção é motivar e reforçar a importância de prosseguir os estudos para além do ensino obrigatório”, refere a Autarquia.

Neste sentido, o jovem que tiver obtido aproveitamento em todas as disciplinas no ano lectivo anterior receberá a totalidade do incentivo.
O aluno que tiver transitado de ano, mas sem aproveitamento em todas as unidades curriculares, terá direito a metade do montante.
O estudante que tiver reprovado no ano lectivo anterior é excluído do programa, sem prejuízo de poder voltar a beneficiar no ano seguinte, se entretanto voltar a ter sucesso escolar.
Todos os jovens que concluam os respectivos cursos no período definido no ciclo de estudos da instituição de ensino terão direito a um apoio adicional, ou seja, além do montante recebido no início do ano, receberão outro no final como prémio adicional pelo sucesso escolar.
A acrescer ao incentivo financeiro, o Município de Fronteira disponibiliza-se ainda a suportar o passe de transporte público para os alunos que frequentem um curso no Instituto Politécnico de Portalegre, a instituição de ensino superior do distrito, nas deslocações desde a sua residência.