No âmbito da reunião de Câmara Municipal de Elvas, realizada ontem, 12 de Julho, em Barbacena, a vereadora social-democrata Tânia Morais Rico aprovou todos os pontos.
Ainda assim, a autarca apresentou ao executivo várias perguntas às quais solicitou resposta, entre as quais o partido especifica em comunicado:
“- Um protesto, pois o envio da documentação de dois pontos da ordem do dia aos eleitos não cumpriu o disposto legalmente, sendo um deles a Alteração da Carta Municipal de Habitação e Estratégia Local de Habitação, em que a documentação nem sequer foi enviada aos eleitos e no atraso de um dia no envio da documentação referente ao Apoio ao Clube de Tiro e Caça de Elvas. Deste modo recomendou a retirada destes dois pontos pois não houve tempo útil para a sua análise. Se os mesmos não fossem retirados, a declaração de voto nestes dois pontos seria de abstenção.
– Foi feita a recomendação da atribuição de uma rua, largo, praça, avenida…. à Sr.ª Vereadora Paula Calado em honra à sua vida e à sua memória;
– Foi feita a recomendação para que o caminho que conduz à Anta da Coutada de Barbacena e à Ponte de origem romana de Barbacena seja mantido de modo a estar sempre transitável, em qualquer estação do ano, tendo em conta o interesse turístico destes pontos assim como o acesso dos moradores na cercania;
– Um pedido de esclarecimento solicitando se estava criado o Regimento de Funcionamento da Câmara Municipal de Elvas;
– No âmbito da reunião da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, representada pelo seu presidente Pedro Dominguinhos, que reuniu na CIMAA em Portalegre, no dia 4 de julho, e os presidentes dos municípios para divulgar os projetos para beneficiários finais no Alto Alentejo, no âmbito do PRR, nomeadamente, as candidaturas feitas por empresas e outros agentes privados, a Vereadora do PSD solicitou que o Sr. Presidente informasse dos projetos a realizar no concelho de Elvas assim como o valor do investimento do PRR que aqui será executado. Inquirindo também o Sr. Presidente, qual o motivo para não ter participado nesta reunião e ter delegado no Sr. Vereador Hermenegildo Rodrigues. E também não ter estado presente na quase totalidade das reuniões do Conselho Intermunicipal da CIMAA. Em cerca de 16 reuniões esteve uma única vez presente, na realizada em janeiro de 2023, e porque foi em Elvas. Nas outras ocasiões fez-se sempre representar pelo Sr. Vereador Hermenegildo Rodrigues.
O PSD Elvas irá pugnar pelos interesses dos elvenses e de Elvas com determinação, sempre valorizando a transparência do processo democrático”, conclui o partido.