Na tarde de quarta-feira, 9 de Agosto, a Câmara Municipal de Elvas reuniu-se na Calçadinha, freguesia de São Brás e São Lourenço, para mais uma sessão aberta ao público.
“Esta iniciativa faz parte da estratégia de aproximação da autarquia à população, prática instituída há duas décadas pelo Presidente Rondão Almeida”, referiu o Movimento Cívico Por Elvas.
Em comunicado, o movimento indicou que diversos pontos estiveram em discussão durante a reunião, com destaque para as decisões e discussões nos seguintes assuntos:
Modernização do Centro de Recolha de Animais de Companhia
Uma das deliberações centrais da reunião foi a aprovação da candidatura para a modernização, requalificação e ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Elvas, com o voto em contra da vereadora Tânia Rico do PSD, que “se manifestou efusivamente contra a ampliação deste equipamento”.
Reabilitação e Acessibilidades
Outro ponto aprovado diz respeito aos vários Estudos Prévios e Projetos de reabilitação de imóveis no Centro Histórico e nas Freguesias Rurais, todos integrantes da Estratégia Local de Habitação. Paralelamente, foram adjudicadas empreitadas visando à promoção de acessibilidades em Edifícios Públicos, com intervenções previstas nas Escolas EBI de Barbacena e EB1 de Santa Eulália.
Cine-Teatro de Elvas e Apoio a Eventos
O Projeto de Requalificação e Recuperação do Cine-Teatro de Elvas também foi aprovado durante a sessão, assim como diversos eventos desportivos e culturais.
Apoios Económicos e Manifestação de Apoio
A reunião culminou com a aprovação de apoios económicos a várias associações locais, reforçando a ligação e compromisso da câmara municipal com a comunidade.
O Movimento Cívico Por Elvas (MCPE) também fez questão de expressar “o seu apoio incondicional ao atual executivo camarário que dia a dia trabalha em prol do futuro de Elvas”.