Photo by Mikhail Nilov | Pexels

Quando o orçamento não ajuda ou não queremos tocar nas nossas poupanças para trocar de carro, fazermos obras em casa ou comprarmos eletrodomésticos mais eficientes energeticamente, a solução passa, invariavelmente, por pedirmos um crédito pessoal.

Generosos valores de financiamento e prazos de reembolso, a rapidez da sua contratação e as taxas de juro competitivas fazem do crédito em Portugal o número um nos pedidos de financiamento por parte dos consumidores, contribuindo para que, como se observou, só nos primeiros três meses de 2023, tivessem sido concedidos cerca de 2 mil milhões de euros em crédito ao consumo aos portugueses.

Poder usufruir de um crédito em portugal pode ajudar-nos a concretizar sonhos e mitigar necessidades prementes, mas saberá como pedir um?

5 dicas para pedir um crédito

1 – Calcular a Taxa de Esforço

Antes de contratar qualquer tipo de solução financeira, como o caso do crédito ao consumo, é importantíssimo que perceba qual o impacto que tal decisão terá no seu orçamento mensal.

Para tal, recomendamos que calcule a sua Taxa de Esforço: Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100.

Caso o resultado ultrapasse os 40%, percentagem que o Banco de Portugal indica como “saudável” e que lhe permite uma mais rápida aprovação do seu pedido de crédito, pode estar seguro de que avançar para esta solução financeira será uma boa solução.

2 – Definir o destino do financiamento

A finalidade do financiamento que procuramos pode ajudar-nos a encontrar uma solução que nos permita usufruir de melhores condições, especialmente no que às taxas de juro dizem respeito.

Por exemplo, se o objetivo do nosso pedido de financiamento, o ideal será procurarmos um crédito para obras, enquanto se tivermos como meta a compra de um carro novo, o mais favorável para as nossas finanças será pedirmos um crédito automóvel.

3 – Fazer simulações

Para pedir o crédito que melhor sirva os nossos intentos, as comparações e simulações entre diversas propostas são um ponto inegociável.

Através dos simuladores online que as instituições de crédito e organizações como a DECO colocam ao nosso dispor, ser-nos-á possível calcular o valor da prestação mensal para os valores de financiamento e prazos de reembolso que pretendemos, bem como tomar nota das taxas de juro praticadas, nomeadamente a TAN e a TAEG, esta última correspondente ao total de despesas que teremos ao longo do contrato de crédito.

4 – Ler a FINE com atenção

Antes e depois de realizado um contrato de crédito, a instituição é obrigada por lei a fornecer-nos a FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia) que, em traços gerais, nos informa sobre todas as condições do contrato de crédito que pretendemos contratar.

Por isso, quer antes, quer depois de pedir o crédito, leia com atenção todas as alíneas desta ficha e tire as eventuais dúvidas que possam surgir.

5 – Recorrer ao crédito online

Com os valores das simulações em mãos, a escolha do melhor crédito será facilitada e não temos de sair do meio online, já que, atualmente, a forma mais rápida e menos burocrática de conseguirmos um empréstimo é apostar nas soluções de crédito online que instituições, como a Credibom, marca galardoada este ano com os prémios “Escolha do Consumidor” e “marca 5 Estrelas” pela qualidade e diversidade dos serviços financeiros oferecidos aos consumidores portugueses.

Após entrarmos na página de crédito da Credibom, vamos deparar-nos com a possibilidade escolhermos o crédito que mais se adequa às nossas necessidades, entre as hipóteses crédito pessoal (sem finalidade), crédito pessoal simples, crédito para obras, crédito para férias, crédito automóvel, crédito para mobiliário e decoração e crédito para eletrodomésticos.

A clicarmos em qualquer um deles, será colocado ao nosso dispor um simulador onde poderemos calcular o valor da prestação mensal em função dos montantes e prazos escolhidos, bem como ficarmos a conhecer as taxas de juro aplicáveis ao produto em causa.

Caso a simulação nos agrade e quisermos partir de imediato para a contratação, basta-nos clicar na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador. Nesse momento, seremos reencaminhados para o preenchimento de um formulário online em que devemos deixar as nossas informações pessoais e ao qual devemos anexar os documentos necessários:

– Cartão de Cidadão;

– Última declaração de IRS;

– Últimos 3 recibos de vencimento

– Comprovativo de morada

– Comprovativo de NIB/IBAN

Após submetermos tudo isto, a Credibom irá analisar o nosso pedido e, em caso de resposta positiva, recebemos o dinheiro que pedimos na nossa conta bancária em apenas dois dias úteis.

Conteúdo patrocinado

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Ideias de presentes sem gastar muito

Encontrar o presente perfeito sem gastar muito pode parecer um desafio, mas existem várias…