Quando temos um projeto em mente ou a necessidade de fazermos uma compra urgente e a nossa carteira não está a ajudar na sua concretização, a solução passa, não raras vezes, por contratarmos um crédito, mas saberá quantos tipos de crédito existem no mercado português?

Que diferentes tipos de crédito existem?

• Crédito Pessoal

Destinado à compra de bens e serviços que, por norma, exigem um esforço financeiro significativo, o crédito pessoal é, sem sombras de dúvidas, o tipo de financiamento preferido dos consumidores portugueses.

Este tipo de crédito oferece montantes de financiamento entre os 200 euros e os 75 mil euros e prazos de reembolso que podem atingir o limite máximo de 84 meses. De referir ainda que, no crédito pessoal, os montantes, prazos de reembolso e taxas de juro são definidos à partida ajudando os consumidores a uma melhor organização financeira.

Nota: o total de juros a pagar ao longo de todo o empréstimo será mais baixo no caso de períodos mais curtos e vice-versa.

• Crédito consolidado

Quando os créditos se acumulam fazendo aumentar a pressão sobre o orçamento das famílias é usual os consumidores partirem para o crédito consolidado.

Na prática, um crédito permite que os consumidores juntem todos os créditos que possuem num só, com uma prestação mensal e taxas de juro mais baixas do que a média dos créditos anteriores e um único prazo perante uma única instituição de crédito (pode ser diferente de onde o consumidor contratou os outros créditos).

Em termos de valores e prazos, por norma, estes variam, respetivamente, entre os 5 mil euros e os 75 mil euros e os 24 e 84 meses.

Esse é o caso da solução de crédito consolidado do UNIBANCO, marca da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito.

Após abrirmos um motor de busca no nosso PC, smartphone ou tablet com ligação à Internet e googlarmos as expressões “crédito consolidado online” ou “juntar todos os créditos num só” e clicarmos na tecla “enter”, ser-nos-á apresentada uma lista de soluções de crédito consolidado, entre as quais a do UNIBANCO.

Ao entrarmos nesta página, encontramos um simulador de crédito consolidado onde poderemos calcular o valor de mensalidade a pagar em função de montantes de crédito que variam entre os 5 mil e os 75 mil euros para prazos de pagamento de 24 a 84 meses.

Caso a proposta nos agrade, podemos passar imediatamente à contratação ao clicar na barra “Peça Já” que se encontra logo abaixo do simulador e que nos encaminha para o preenchimento de um formulário online.

Após a aprovação do crédito consolidado, o UNIBANCO irá liquidar todos os nossos créditos tonando-se a nossa única instituição credora.

Nota: durante o processo de contratação podemos pedir um financiamento superior à nossa dívida para o utilizarmos naquilo que bem entendermos.

• Crédito especializado

Tal como o crédito pessoal, o crédito especializado para a compra de um automóvel (crédito automóvel), férias (crédito para férias) ou obras (crédito para obras) faz parte do chamado crédito ao consumo, mas, ao invés do crédito pessoal, tem uma finalidade específica.

• Crédito renovável (revolving)

Neste tipo de crédito, caracterizado por ser um contrato em que se estabelece um limite máximo de crédito (plafond) que pode ser utilizado ao longo do tempo e reutilizado à medida que o saldo em dívida vai sendo reembolsado, inclui-se o cartão de crédito, a facilidade de descoberto, a linha de crédito e a conta à ordem.

Nota: o prazo de reembolso na linha de crédito é indeterminado, enquanto que na conta à ordem este prazo é fixado à partida.

• Contrato de conversão de dívidas

Quando o cliente se encontra em situação de incumprimento de um contrato de crédito, poderá estabelecer um contrato de conversão de dívida com o seu banco de modo a renegociar as condições do contrato permitindo-lhe aumentar o prazo de reembolso ou incluir períodos de carência.

• Crédito habitação

Este é um tipo de crédito que permite aos consumidores receberem financiamento de uma instituição financeira para a compra de um imóvel.

De modo a assegurar-se que o cliente cumpre com as condições do contrato (pagamento das mensalidades, juros e outros encargos associados), a instituição de crédito fica com a garantia do imóvel, ou seja, constitui uma hipoteca sobre ele.

Conteúdo Patrocinado

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Ideias de presentes sem gastar muito

Encontrar o presente perfeito sem gastar muito pode parecer um desafio, mas existem várias…