Na Sala de Conferências do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, teve lugar a apresentação do programa para a criação da Consulta de Cardio-Oncologia.

A consulta de cardio-oncologia é uma consulta médica especializada, que se concentra na avaliação e gestão da saúde cardiovascular dos doentes com cancro, sobreviventes ou indivíduos em risco de desenvolverem complicações cardiovasculares em virtude dos tratamentos para o cancro.

A apresentação dos objetivos da consulta e dos critérios de referenciação ficou a cargo do Dr. José Eduardo Aguiar, coordenador da consulta. Os conceitos e aplicações clínicas do Strain Miocárdico foram apresentados pela Técnica de CardioPneumologia Alexandra Fernandes.

Os ecocardiogramas transtorácicos realizados no âmbito desta consulta serão preferencialmente realizados em agenda própria para doentes oncológicos.

A consulta de Cardio-Oncologia será realizada uma vez por semana, com um número máximo de quatro doentes em cada período de consulta, às 2ª feiras no Hospital de Portalegre e às 5ª feiras no Hospital de Elvas.

O objetivo final é permitir um tratamento efetivo do cancro, minimizando os danos potenciais para o sistema cardiovascular.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Combustíveis: Gasóleo e gasolina com descidas na próxima semana

Cada posto de abastecimento pode fazer o preço que entender, mas a tendência dos preços na…