A GNR apreendeu na localidade de Montargil, concelho de Ponte de Sor, três botijas de óxido nitroso (N2O) e dois sacos de balões relacionados com a venda e consumo da substância gasosa.

Apelidada vulgarmente de “droga do riso” ou de “gás hilariante”, a sua apreensão surge na sequência da abordagem e fiscalização por parte dos militares da Guarda a uma viatura onde se detectou que transportava no seu interior óxido nitroso.

A substância não se encontrava acompanhada da respetiva autorização por parte da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), nem de qualquer documentação que comprovasse que se destinava a fins farmacêuticos, tornando-se assim irregular a venda e utilização desta nova substância psicoativa para fins recreativos.

Da acção, para além das apreensões, resultou a identificação de três homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 23 anos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

A GNR relembra que o uso continuado do óxido nitroso pode provocar, a longo prazo, sérios danos no sistema imunitário, alterações na memória, entre outros danos psicológicos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

13 acidentes de viação com um ferido grave e oito condutores detidos em estado de embriagues na lista de ocorrências da GNR

As incidências mencionadas correspondem ao período entre 21 e 23 de Junho …