Com vista a assinalar o dia nacional da cultura científica, estabelecido no dia 24 de novembro em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data, decorrerá de 20 a 26 de novembro a Semana da Ciência e da Tecnologia.

Durante esta semana decorrerão inúmeras ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, instituições de Ensino Superior, escolas, museus e centros de ciência em todo o país, dando a conhecer o trabalho científico desenvolvido pelos nossos cientistas: o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade.

No Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) decorrerão várias ações, algumas abertas ao público, outras com cariz mais prático e consequentemente direcionadas para grupos restritos de alunos. Todas terão, sem dúvida, o intuito de estimular o pensamento crítico dos estudantes e de todos quantos participarem nesta iniciativa.

A primeira atividade, o Seminário “Investigação em Olival e azeite na Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre, uma década de trabalhos ao serviço da fileira” decorrerá no dia 20 de novembro no auditório desta escola. Esta ação pretende dar a conhecer os vários projetos de investigação em que estiveram envolvidos os vários investigadores e alunos da ESAE, apresentando os resultados mais relevantes para a fileira (conforme programa próprio que segue em anexo). Contará com a participação de alguns deles, seguindo-se uma mesa redonda com perspetivas provenientes da vertente produtiva, da investigação e da promoção do setor, designadamente através da presença de José Maria Falcão da Associação de Olivicultores da Região de Elvas/Azeitonices, Gonçalo Tristão do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e António Cordeiro do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

No dia 21, o foco incidirá no debate sobre assuntos sócio-científicos: alimentos transgénicos, parques zoológicos, pretendendo-se promover juntos dos estudantes o debate e a reflexão sobre temas atuais, fomentando a discussão e estimulando os diferentes pontos de vista.

A meio da semana, nos dias 22 e 23, realizar-se-á um laboratório aberto e trabalho de campo com sangue de aves e um workshop “Caça aos vetores de doenças – carraças e doenças zoonóticas”.

A semana terminará com duas outras iniciativas, a apresentação e divulgação do anuário académico do IPP 2023 e com o webinar “Como depositar no Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) a partir do CiênciaVitae”.

O portal RCAAP tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D. Este portal possibilita o acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações em conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses. O RCAAP é o sistema nacional de gestão curricular de ciência.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

PSP reforça policiamento nas zonas comerciais até dia 21

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai reforçar até 21 de Dezembro o policiamento de pro…