O streaming revolucionou a forma como consumimos conteúdo. À medida que este formato impulsiona a economia, novas tendências vão surgindo nos vários tipos de streaming da atualidade. As principais plataformas de streaming tornaram-se num centro para satisfazer as necessidades dos consumidores numa vasta gama de nichos, e continuam a acompanhar os avanços da tecnologia para implementar novas ideias de forma a destacarem-se da concorrência.

Streaming de serviços

O streaming de serviços tem se estabelecido como o formato favorito dos espectadores. Desde a música ao vídeo, várias são as plataformas de streaming que têm surgido em Portugal e conquistado uma parcela no mercado de entretenimento. Os serviços de streaming estão a tornar-se cada vez mais interativos, oferecendo alguns recursos como a votação ao vivo durante os programas, comentários em tempo real e a integração de redes sociais. 

Para o futuro, é esperado também que o streaming de serviços continue a adicionar recursos que tornem toda a experiência de conteúdo mais envolvente e interativa. Com o acesso fácil a equipamentos de realidade virtual, a implementação de tecnologias avançadas como a realidade virtual e a realidade aumentada fará garantidamente parte dos anos que seguem. 

Streaming ao vivo

A transmissão ao vivo foi dos formatos que mais cresceu nos últimos tempos. O Twitch apresentou-se como uma das primeiras plataformas a revolucionar o espaço do entretenimento através dos eSports. Esta modalidade preencheu a capacidade de ver uma gama mais ampla de transmissões, eventos e públicos ao vivo no espaço dos videojogos. 

Além dos eSports, o streaming ao vivo veio possibilitar novas opções no entretenimento, como a integração de streaming de vídeo com opções de utilizador. O conteúdo atual de cada plataforma de apostas moderna, por exemplo, apresenta um streaming de vídeo em tempo real para acompanhar toda a ação. Essa integração permite aos utilizadores um acesso completo enquanto lhes são oferecidas opções e mercados de apostas em tempo real. A introdução dinâmica de elementos de informação ou ações de utilizador para interagir com o conteúdo fará parte da experiência completa de transmissões ao vivo.

Streaming em redes sociais

Outro formato que domina todo o entretenimento é a integração do streaming nas redes sociais. Marcas e influenciadores têm conseguido expandir significativamente a sua atividade através das audiências nas redes sociais que partilham os mesmos interesses. O conteúdo em direto tem sido gradualmente implementado pelas principais plataformas e, assim, é possível qualquer utilizador começar a sua própria live e ter os seguidores a receberem as notificações. 

Com a capacidade de streaming através das redes sociais, o fenómeno das compras ao vivo tem surgido noutros mercados, mas será uma questão de tempo até se tornar popular na Europa, tal como acontece com as compras feitas online. Como exemplo, a Amazon lançou a sua própria plataforma de compras ao vivo, a Amazon Live, onde os influenciadores de marcas estabelecidas apresentam produtos aos vários seguidores que partilham o mesmo interesse.

O conceito de streaming tem se desenvolvido para as novas oportunidades introduzidas pelas tecnologias modernas. Através das novas abordagens e aproveitamento das funcionalidades de transmissão ao vivo, espectadores, jogadores e entusiastas podem contar com um conteúdo de futuro mais imersivo, colocando a experiência e opções de utilizador no centro do desenvolvimento.

Conteúdo patrocinado

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Sabores do Alentejo: Tradição no Restaurante Pára y Come

Situado estrategicamente na Rua da Ribeira do Cêto, na Boa Fé, um verdadeiro tesouro gastr…