A Universidade de Évora (UÉ) vai participar num projeto europeu que visa desenvolver uma tecnologia que permita capturar e armazenar emissões de dióxido de carbono (CO2) em formações geológicas no mar.
Em comunicado, a academia alentejana indicou que o projeto “CTS – CO2 Transport and Storage directly from a ship” pretende desenvolver tecnologia que permita “a injeção de CO2 em formações geológicas ‘offshore’ diretamente a partir de um navio”.
“Essa solução tecnológica permitirá uma maior flexibilidade nas fases iniciais de desenvolvimento de uma rede de transporte de CO2, enquanto os volumes a transportar não justificarem a construção de uma rede de gasodutos dedicados, ou para projetos de captura de CO2 em fontes industriais relativamente pequenas ou isoladas”, explicou.
A tecnologia evita a libertação para a atmosfera dos gases produzidos pelas indústrias do setor eletroprodutor, siderúrgico ou cimenteiro, entre outras.
Segundo a UÉ, o projeto, que integra o programa europeu “Transição para as Energias Limpas”, tem uma duração prevista de dois anos e um orçamento global de 1,8 milhões de euros.
O financiamento nacional é assegurado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Liderado pelo centro de investigação norueguês NORCE, o consórcio internacional é composto por nove parceiros de seis países europeus e, além de Portugal, o projeto inclui casos de estudos para os mares do Norte, Báltico e Negro.
A Universidade de Évora é a única instituição de investigação nacional que integra o consórcio, mas o caso de estudo nacional será desenvolvido em cooperação com as empresas Cimpor e Lusical e com a Autoridade Portuária da Figueira da Foz.
O projeto está ligado a uma outra iniciativa, denominada PilotSTRATEGY, em que a UÉ também participa, que pretende dimensionar um projeto-piloto de armazenamento geológico de CO2, na zona ‘offshore’, cerca de 20 quilómetros ao largo da Figueira da Foz.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Futebol: Iniciados de “O Elvas” disputaram torneio triangular em Badajoz

A equipa de iniciados de “O Elvas” CAD participou, na manhã de sábado, dia 25 de Maio, num…