O InovTechAgro (Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Scetor Agroflorestal) irá assinalar o seu terceiro aniversário a 29 de Novembro, no Campus Politécnico de Portalegre.

Este centro, cuja presidência é partilhada entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, tem como missão a transferência de conhecimento, a capacitação, o desenvolvimento experimental e apoio à investigação para as áreas de Agricultura de Precisão, Mecanização e Digitalização, alinhado com a Rede de Inovação e contribuindo para o Plano de Ação para a Transição Digital com o foco nas fileiras de produção agroflorestal.

Do programa de comemoração constam sessões paralelas dos projectos com participação do InovTechAgro, comunicação de especialistas em inteligência artificial e redes de comunicação na agricultura. Irão intervir Miguel Castro Neto (director da Nova I.M.S.), Rogério Ferreira (director-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural) e João Mendes Moreira (investigador sénior no INESC TEC).

Estão programadas outras comunicações inseridas nos painéis sobre investigação e transferência de conhecimento – em que estarão presentes responsáveis dos projetos de investigação em que o InovTech Agro participou – e formação e capacitação.

Decorrerá uma sessão de entrega de certificados da VI acção de formação em Agricultura de Precisão ministrada por este centro de competências e a assinatura de protocolos no âmbito do projeto rede de pilotos demonstradores InovTechAgro. Instituições de Ensino Superior estrangeiras de Itália e de Espanha estarão presentes através de representantes, saudando a sua integração neste projeto/centro de competências.

A sessão de encerramento contará com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Ponte de Sor marca presença na BTL

O Município de Ponte de Sor está representado na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, para pr…