A 25.ª edição da BP Ultimate 24 Horas TT de Fronteira promete atrair largos milhares de espectadores à vila alentejana, para um fim-de-semana de competição e muita animação.

Treinos cronometrados deram a pole-position à equipa de Tiago Reis (Toyota Hilux V8) na prova dos automóveis e a Pedro Santinho Mendes (Can-Am) na competição dos SSV.

Enquanto se ouviam os primeiros testes de som na gigantesca tenda que alberga o festival de música dos 25 anos das 24 Horas TT de Fronteira, na pista do Terródromo um total de 112 equipas e mais de 360 pilotos, distribuídos pelas provas de automóveis e de SSV, disputavam as sessões de treinos livres e cronometrados. Era o aperitivo de um fim-de-semana onde a grande maratona do todo-o-terreno vai conviver com muita música e animação. Razões que deixam antever uma multidão ainda mais expressiva ao longo dos 16,4 quilómetros do Terródromo de Fronteira, dando um colorido extra à prova do Automóvel Club de Portugal.

As fortes chuvadas que se abateram quinta-feira sobre Fronteira e a região do Alto Alentejo obrigaram a organização a reparações no percurso, mas os treinos já decorreram com toda a normalidade.

A formação inscrita por Avelino Reis colocou a sonora Toyota Hilux Overdrive V8 na pole position para a 25.ª edição da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, que conta com a participação de 79 equipas e pilotos de sete nacionalidades. A formação do campeão nacional de TT, Tiago Reis, que é acompanhado pelo pai Avelino, o irmão Edgar e o cunhado Daniel Silva, rodou em 11m25,305s na sua melhor volta, deixando os vencedores do ano passado, a equipa de Franck Cuisinier (MMP), no segundo lugar, a 4,9s. O Can-Am da formação de Jean-Philippe Beziat completou o top 3 nos treinos cronometrados, logo na frente do Fouquet Nissan de Manuel Aires. O novo Proto Clio V6 da Andrade Competition vai partir do 5.º lugar, com a equipa de Mário Andrade a tentar reforçar o seu recorde de vitórias em Fronteira.

Santinho Mendes parte na frente nos SSV

Na prova das 4 Horas SSV, pontuável para o Challenge da FMP, Pedro Santinho Mendes tenta repetir a vitória do ano passado e larga da pole position, liderando um pelotão de 33 concorrentes. O ex-campeão nacional de SSV conseguiu uma volta em 10m43,996s, com Wilson Galo logo atrás, ao volante de outro Can-Am. Os irmãos Gonçalo Guerreiro e Tiago Guerreiro também vão largar da primeira fila da grelha, com o Polaris oficial, enquanto o campeão nacional em título, João Monteiro (Can-Am), parte do quarto lugar, na prova que antecede a sua estreia no Dakar.

Hoje, o programa competitivo abre às 9 horas, com o arranque da 11.ª edição da BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira. Às 15 horas terá início a 25.ª edição da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Olivença: Empresa espanhola vai investir em centro de produção de amêndoas

O grupo espanhol Almendras Llopis vendeu 450 hectares de terrenos agrícolas no Baixo Alent…