O Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Évora estabeleceu como um dos seus objetivos para o presente Ano Pastoral 2023-2024, “Valorizar e promover o acolhimento da Vida”. Nesse sentido, promove no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, várias iniciativas através das quais deseja convidar as diversas comunidades da Arquidiocese a agradecer o dom da vida humana.
Associando-se a uma iniciativa que já tem lugar há vários anos no Santuário Nacional da Padroeira de Portugal em Vila Viçosa, este Departamento convida todas as grávidas e suas famílias a participarem na Celebração Eucarística que terá lugar dia 7 de dezembro às 18h naquele Santuário. Essa celebração vespertina será presidida pelo Arcebispo de Évora D. Francisco José Senra Coelho, e no final de Eucaristia receberão uma Bênção as grávidas que estejam presentes. Por razões logísticas é pedido que possa haver uma inscrição prévia, bastando para isso o envio de e-mail indicando nome da grávida e de quem a acompanha para os seguintes endereços: [email protected] e [email protected] .
O Departamento da Pastoral Familiar convidou ainda os párocos que o entendam oportuno a fazer uma breve cerimónia de bênção das grávidas, numa das missas paroquiais do dia 8 de dezembro.
Finalmente, foi ainda preparada uma proposta de oração de ação de graças pelo dom da vida que pode ser feita nas casas de todas as famílias que o desejem. Esta oração estará disponível online e pode ser acedida através da página do Facebook do Departamento.
Para o Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese, esta iniciativa para “além de cumprir um dos nossos objetivos, pretende ser um convite a que toda a comunidade cristã aprofunde o seu compromisso pelo acolhimento do dom da vida e pelo cuidado com todas as vidas em especial pelos que vivem em situação de maior vulnerabilidade e fragilidade.”
O Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Évora é constituído por diversos casais ligados a distintos movimentos apostólicos que desenvolvem a sua ação na área da família, procurando proporcionar em vários territórios da Arquidiocese momentos de partilha entre famílias sobre as diversas realidades relacionadas com a vida em família, o crescimento na fé e o desenvolvimento humano. Este Departamento conta sempre com a presença de um sacerdote.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Combustíveis: Gasóleo desce, gasolina sobe

A partir da próxima segunda-feira, o gasóleo vai manter a tendência recente de descida, en…