A Federação Académica de Medicina Veterinária (FAMV) apresentou uma candidatura a presidente da Direcção do Conselho Nacional de Juventude e Henrique Gil é o escolhido como seu representante.
“Assegurar o Futuro, Impulsionar a Juventude” é o mote da candidatura, que destaca os 50 anos do 25 de Abril, os 40 anos do CNJ e as eleições legislativas e europeias como as três principais áreas de actuação no próximo mandato.
Veterinária e Zootecnia regressaram às origens e uniram-se na representação dos jovens e assumiram um compromisso para com a juventude portuguesa nas eleições de dia 7 de Janeiro.
Depois de três anos à frente da Associação Académica da Universidade de Évora, e de representar os estudantes do ensino superior, em vários órgãos, a nível nacional, Henrique Gil foi o escolhido pela FAMV para o processo.
Ricardo Chantre, presidente da Federação Académica de Medicina Veterinária, refere que “a FAMV assumiu o compromisso de uma candidatura que tem como principal objectivo aproximar todas as organizações membro e garantir a transparência e acessibilidade de todo o trabalho realizado, fazendo do Conselho Nacional de Juventude uma verdadeira referência para todos os jovens”.
“Conhecendo o Henrique e a sua forma de estar dinâmica e o seu envolvimento com a juventude, só ele poderia personalizar esta candidatura”, acrescenta.
Nessa linha, o candidato Henrique Gil diz assumir “esta oportunidade” como “um compromisso sério para com a FAMV, para com o Conselho Nacional de Juventude, mas, sobretudo, para com os jovens”, enaltecendo que “a candidatura é clara, quer amplificar a voz dos jovens e permitir que os mesmos se tornem figuras centrais nos processos de decisão”.

“Apresentámos a candidatura com três pilares de acção e 11 áreas de intervenção”, precisa, salientando ainda que pretende “reafirmar o CNJ enquanto plataforma de discussão e entendimento, mas principalmente enquanto representante da juventude, com uma visão interventiva e proactiva nas políticas de juventude, em prol de um futuro para os jovens e para o País”.
Recorde-se que Henrique Gil é actualmente presidente da Direcção e Secções Autónomas da Associação Académica da Universidade de Évora, cargo que ocupa desde Janeiro de 2021, tendo garantido a confiança da comunidade estudantil eborense em três actos seguidos, tornando-se assim o primeiro em Évora a realizar três mandatos enquanto presidente. É ainda conselheiro geral na Universidade de Évora.
As eleições irão ter lugar no próximo dia 7 de Janeiro, em Coimbra, para o mandato de 2024-2026.