A autora de livros de gastronomia M. Margarida Pereira-Müller, natural de Portalegre, regressou dos Gourmand World Cookbook Awards em Riade (Arábia Saudita) com três prémios.

Na categoria Local/Regiões, o seu livro “My Aunts’ Recipes. The food of Cabeço de Vide” ficou em 2.º lugar. O livro conta a história de Cabeço de Vide, uma pequena vila alentejana, e a história da família Alves Pereira, apresentando as receitas da família que têm passado de geração em geração. Cabeço de Vide é conhecida pelas suas águas termais com características muito próprias. A parte histórica da vila está no cabeço, o cimo do monte, que lhe deu o nome.

O livro “Sabores de Angola. De mão dada com a Fazenda Girassol”, ilustrado por Policarpo Brito, foi distinguido com o prémio Best African Cookbook in the World. Nesta obra, M. Margarida Pereira-Müller reuniu várias receitas angolanas e apresenta resumidamente a História e a Geografia do país. “É para mim uma grande honra ver o meu livro receber o prémio Best of the World na categoria África e figurar assim entre os melhores livros de gastronomia do mundo. Dedico este prémio a todos os angolanos que dia após dia mantêm vivos os sabores de Angola e séculos de saberes na cozinha”, declarou a autora.

Na categoria Crianças, o seu livro “My first Portuguese cookbook” foi distinguido como “Best Children Cookbook in Europe”. Neste livro, M. Margarida Pereira-Müller faz uma primeira abordagem à cozinha portuguesa, com uma pequena coleção das receitas portuguesas mais emblemáticas. Não é, porém, um mero livro de receitas. A autora começa este pequeno livro com um resumo da História de Portugal.

Os prémios Gourmand World Cookbook Awards, considerados os óscares dos livros de cozinha, foram fundados em 1995 por Edouard Cointreau. Todos os anos, distinguem os melhores livros de cozinha e vinho, impressos ou digitais, bem como a televisão gastronómica. Em 2022, foram recebidas inscrições de 227 países e regiões que participam nestes prestigiados prémios, a única competição internacional do setor. O prémio é gratuito e está aberto a todas as línguas.

Os Prémios Gourmand são atribuídos com base em vários critérios para cada categoria, mas todos têm em comum um princípio orientador: os livros são escolhidos pela sua importância do ponto de vista internacional. “São livros que merecem ser divulgados, conhecidos internacionalmente, e devem ser traduzidos e distribuídos mundialmente”, pode ler-se no site da organização.

M. Margarida Pereira-Müller já tem mais de 30 livros de gastronomia e vários prémios Gourmand Cookbook Awards. 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

“Estórias Reais de Vida da Minha Gente – Património Cultural Imaterial Vivo” é apresentado hoje em Arronches

"Estórias Reais de Vida da Minha Gente - Património Cultural Imaterial Vivo" é um livro da…