Na rubrica “Manchetes do Passado” trazemos de volta notícias que foram publicadas ao longo dos 73 anos de história do jornal Linhas de Elvas. Aqui, revivemos alguns momentos que moldaram o presente, desenterrando histórias, manchetes e curiosidades esquecidas nos arquivos do nosso jornal.
Originalmente publicado na edição impressa de 22 de Junho de 1963
Texto sobre a visita do Presidente da República, Américo Tomás, à cidade de Elvas no dia 15 de Junho 1963, onde foi recebido nos Paços do Concelho, seguindo em cortejo automóvel para a Escola Industrial e Comercial. Inaugurou a Piscina do Clube Elvense de Natação, as instalações fronteiriças do Caia e foram inaugurados diversos melhoramentos, entre eles a iluminação das Avenidas de Badajoz e da Piedade e a obra de desvio do Ribeiro do Cancão.
“Desde que sob uma temperatura já anunciadora das primeiras ardências estivais, o Senhor Almirante Américo Tomás tomou contacto com a população elvense, logo pôde observar como, desde o mais humilde trabalhador ao mais representativo elemento da escala social, se sentiram todos atraidos e dominados pela venerada presença do ilustre e mais alto Magistrado da Nação. Foi, na verdade, uma recepção coroada pelo triunfo.
O povo reuniu-se em volta do Sr. Presidente da República num irrepreensível acto de afecto e adesão, que jamais será esquecido. Foi um quadro comovente, como que uma grande família reunida, festivamente, em volta da figura imaculada do Chefe.
De um Chefe só consagrado à nobre e fraternal e cristã tarefa de distribuir felicidade a todos que o rodeiam”.