A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) vai efectuar uma colheita extra em Fevereiro.
Segundo explicou a ADBSP, depois do “número animador de dadores nas primeiras brigadas deste ano”, os responsáveis da associação foram “confrontados com o repto de um grupo de jovens do Gavião interessados na realização de uma acção na sua terra”.
A vila e o concelho do Gavião nunca tinham sido alvo de uma presença da ADBSP, pois o hospital de referência para as suas gentes, até há poucos anos, não era o de Portalegre.
“Uma vez que se trata de uma oportunidade a não desperdiçar, logo foram estabelecidos contactos com a ULSAALE (Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo), nomeadamente com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia, para se abordar a viabilidade deste desafio. Inclusive, fomos ao terreno e estabelecemos contactos com a Autarquia. E a ideia vingou. Assim, a ADBSP vai proceder a uma colheita na Casa do Povo do Gavião já na manhã de sábado, 3 de Fevereiro. As instalações para o efeito são muito boas e amplas, não faltando gabinetes médicos”, referiu a associação.
No final “vai mesmo ter lugar um almoço convívio” e, “se o número de colheitas concretizadas for significativo (e os jovens estão a dinamizar de um modo expressivo a iniciativa), certamente que Gavião vai constar como local a ser incluído nas actividades da ADBSP e da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE”.