
Os agricultores concentrados junto à fronteira do Caia, em Elvas, ameaçaram hoje levar os protestos até Lisboa caso o Governo não os contacte sobre as reivindicações do setor.
“Já temos confirmação de Espanha que eles [agricultores] vão avançar com o fecho das fronteiras, pelo que a nossa ação aqui em Caia deixa de fazer sentido. Se não vêm [Governo] falar connosco, em breve tomamos Lisboa”, disse João Dias Coutinho, do Movimento Civil de Agricultores, em declarações à agência Lusa.
O responsável disse ainda que “tudo está em aberto” em matéria de protestos, sublinhando que o objetivo traçado para hoje foi cumprido.
Os agricultores estão hoje na rua com os seus tratores, de norte a sul, reclamando a valorização do setor e condições justas, num protesto que está a bloquear várias vias rodoviárias, tal como tem acontecido em outros pontos da Europa.
Estrada Nacional 4 bloqueada no nó de Varche
A Estrada Nacional 4 encontra-se intransitável no nó de Varche, junto a Elvas, não sendo possível a circulação de Elvas para Vila Boim, Terrugem e outras localidades desta via.
A alternativa dos condutores, para retomar à EN4 mais à frente, é a ligação pelas estradas de Barbacena ou São Romão.
