A segunda parte do VI Festival dos Grous teve início no dia 1 de fevereiro com um documentário dirigido à comunidade escolar.

Os alunos dos 7º e 8º anos da Escola Secundária de Campo Maior assistiram ao filme “Montado, o Bosque do Lince Ibérico”, dedicado à biodiversidade e ao que se esconde na tranquilidade do montado alentejano e espanhol.

Já no dia 2 de fevereiro, numa iniciativa integrada no programa Eco-Escolas, os colaboradores do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em conjunto com os Cursos Profissionais de Técnico de Ação Educativa e o de Informática e Sistemas, programaram um percurso sensorial pela natureza e um conjunto de atividades, no Centro Ambiental do Xévora, para o pré-escolar do CEAN e da Unidade de Ensino Especializado e Estruturado do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, em que a vereadora São Silveirinha esteve presente.

Ao mesmo tempo, as turmas de 6º ano, juntamente com o Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural, passaram pelo Castelo de Ouguela para observarem a biodiversidade à sua volta e também algumas das aves que por ali passaram. Já no Centro Ambiental os alunos viram uma exposição sobre os grous e avifauna do concelho de Campo Maior. O Serviço de Proteção de Natureza e Ambiente, da Guarda Nacional Republicana, do Destacamento Territorial de Elvas, fez uma breve explicação sobre a importância da natureza e da biodiversidade, abordando quais os cuidados a ter numa ida ao campo e também os procedimentos que se deve ter em conta no caso de encontrarem uma ave ferida.

Na parte da tarde, os alunos do Curso Profissional de Turismo Ambiental e assistiram à colocação de caixas ninho para rolieiros na ZPE de Campo Maior, uma atividade em colaboração com a E-Redes.

O VI Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA em parceria com o Município de Campo Maior, enquadrado no projeto Eurobird, apoiado pelo Interreg através do FEDER. Esta parceria conta ainda com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, da GNR – Guarda Nacional Republicana, SEPNA, do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, E-Redes, Centro Educativo Alice Nabeiro, Gin Atalaya e Adega da Torre.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Embate com javali provoca ferimentos em dois passageiros

Na Estrada Nacional 369, ao quilómetro 16, entre Alter do Chão e Ponte de Sor, na Fonte da…