A segunda parte do VI Festival dos Grous teve início no dia 1 de fevereiro com um documentário dirigido à comunidade escolar.
Os alunos dos 7º e 8º anos da Escola Secundária de Campo Maior assistiram ao filme “Montado, o Bosque do Lince Ibérico”, dedicado à biodiversidade e ao que se esconde na tranquilidade do montado alentejano e espanhol.
Já no dia 2 de fevereiro, numa iniciativa integrada no programa Eco-Escolas, os colaboradores do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em conjunto com os Cursos Profissionais de Técnico de Ação Educativa e o de Informática e Sistemas, programaram um percurso sensorial pela natureza e um conjunto de atividades, no Centro Ambiental do Xévora, para o pré-escolar do CEAN e da Unidade de Ensino Especializado e Estruturado do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, em que a vereadora São Silveirinha esteve presente.
Ao mesmo tempo, as turmas de 6º ano, juntamente com o Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural, passaram pelo Castelo de Ouguela para observarem a biodiversidade à sua volta e também algumas das aves que por ali passaram. Já no Centro Ambiental os alunos viram uma exposição sobre os grous e avifauna do concelho de Campo Maior. O Serviço de Proteção de Natureza e Ambiente, da Guarda Nacional Republicana, do Destacamento Territorial de Elvas, fez uma breve explicação sobre a importância da natureza e da biodiversidade, abordando quais os cuidados a ter numa ida ao campo e também os procedimentos que se deve ter em conta no caso de encontrarem uma ave ferida.
Na parte da tarde, os alunos do Curso Profissional de Turismo Ambiental e assistiram à colocação de caixas ninho para rolieiros na ZPE de Campo Maior, uma atividade em colaboração com a E-Redes.
O VI Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA em parceria com o Município de Campo Maior, enquadrado no projeto Eurobird, apoiado pelo Interreg através do FEDER. Esta parceria conta ainda com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, da GNR – Guarda Nacional Republicana, SEPNA, do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, E-Redes, Centro Educativo Alice Nabeiro, Gin Atalaya e Adega da Torre.



