Estabelecer laços institucionais e reforçar a cooperação foi o objetivo da visita a Elvas da embaixadora da República de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira ontem quarta feira, dia 7.

A visita iniciou-se com a receção nos Paços do Concelho da comitiva, que integrou ainda o 1° secretário Analberto Guilherme e 3ª secretária Maria da Conceição Pimenta, onde o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, deu as boas-vindas a Elvas e fez uma apresentação das potencialidades do nosso concelho.

Logo de seguida realizou-se uma reunião com a Associação Empresarial de Elvas, presidida por João Pires, e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), representado pelo vice-presidente Fernando Rebola.

Para a embaixadora é importante a cooperação entre as instituições, reforçando ser um elo de ligação e que as áreas principais são a agricultura, educação e saúde, foi ainda abordada a linha de ferro, sendo um dos projetos importantes para o desenvolvimento económico.

A deslocação ao nosso concelho contemplou a visita à empresa Lagarices e à Cersul, em Santa Eulália, ao Laboratório colaborativo InnovPlantProtect, no INIAV Elvas, para apresentação dos projetos em curso.

O dia encerrou com a apresentação de mais projetos empresariais, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, da Fertiprado, Regas Campo e Associação de Beneficiários do Caia, assim como do projeto de Parque Empresarial, previsto para o concelho, assim como da Herdade da Comenda.

Para o presidente da Câmara Municipal de Elvas estas iniciativas são muito importantes para promover o concelho, as suas empresas e a cooperação com outras entidades, tendo saído daqui já perspectivas de colaboração com o lPP, ao nível da educação, e em especial da Escola Superior Agrária de Elvas na vertente da agricultura.

A embaixadora agradeceu toda a recetividade e disponibilizou-se desde logo para ser a ponte de ligação com Angola, para futuras parcerias, tendo ficado extremamente agradada com as ideias, conhecimento e projetos partilhados.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Combustíveis: Gasóleo desce, gasolina sobe

A partir da próxima segunda-feira, o gasóleo vai manter a tendência recente de descida, en…