No ano de 2022, no âmbito da Temporada Cruzada Portugal/França, o IPDJ Alentejo organizou e promoveu o Concurso Internacional de Fotografia Jovem “Igualdade de Género”, em parceria com o Comité de Liaison Diagonal France.

Este certame foi inaugurado pela Vice-Presidente do IPDJ, Selene Martinho e pelo Diretor Regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, no final do ano de 2022 em Portalegre e encerrou as atividades na região Alentejo relativas ao Ano Europeu da Juventude.

De acordo com o projeto, a Direção Regional do Alentejo do IPDJ promoveu, a partir de 2023, a itinerância da mostra em território nacional e, simultaneamente, o Comité de Liaison Diagonal France, garantiu também a sua divulgação em território francês.

Nesta mostra, estão representados treze jovens concorrentes, residentes em Portugal e em França, com destaque para os quatro vencedores, nas três categorias a concurso: Maria Beatriz Matos e Luana Azevedo, prémio ex aequo – categoria A (entre os 16 e os 19 anos); Leonardo Ladeira – categoria B (entre os 20 e os 25 anos); Maria Giorgi – categoria C (entre os 26 e os 30 anos).

Para 2024, a mostra será enriquecida com uma instalação fotográfica, com o título “Só às Paredes Confesso”, que servirá de mote a um conjunto de workshops a realizar no espaço expositivo, abordando as questões da identidade de género, atividades essas que serão orientadas pelas psicólogas e técnicas do IPDJ Alentejo.

Continuando a referida itinerância, chegou a vez da cidade de Évora receber esta exposição.

A inauguração da mesma irá decorrer no próximo dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, pelas 11h e ficará sediada Galeria da Fundação INATEL, em Évora até ao próximo dia 30 de abril, concretizando-se desta forma, a parceria que tem vindo a decorrer entre o IPDJ Alentejo e a Fundação Inatel.

O IPDJ Alentejo tem ainda como objetivo, integrar esta ação nas Comemorações dos 50 anos do 25 de abril e no Mês da Juventude de Évora, também em estreita colaboração com a Fundação Inatel, sediada nesta cidade.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Estado do tempo para o dia 2 de Março

Precipitação, sendo sob a forma de neve nas terras altas. Vento forte no litoral e nas ter…