Pratos confecionados com peixe do rio de ‘fazer água na boca’ vão brilhar em 15 restaurantes e cafés do concelho de Alandroal, no distrito de Évora, durante um festival gastronómico que arranca na sexta-feira.
O Festival do Peixe do Rio, cuja edição deste ano foi apresentada hoje na Área Recreativa das Azenhas D’el Rei, junto à albufeira do Alqueva, naquele concelho alentejano, é promovido pela câmara municipal.
O evento gastronómico “tem servido para mostrar o concelho” aos visitantes e já é “um dos aspetos pelo qual o concelho de Alandroal é conhecido”, afirmou o presidente do município, João Grilo, em declarações aos jornalistas.
Segundo o autarca, uma das novidades da edição de 2024 do certame é a instalação de um centro de acolhimento na Praça da República, no centro da vila, para ajudar os visitantes a encontrarem o que procuram ou ofertas que “fogem ao habitual”.
“Muitas vezes, as pessoas decidem vir ao festival, mas não programam muito bem a vinda e chegam à sede de concelho, onde a oferta é maior, e ficam com dificuldades em saber onde e o que comer”, salientou.
Aludindo às opções disponíveis pelo “mais tradicional, pela inovação ou por uma experiência que vai além do prato”, João Grilo indicou que o centro de acolhimento vai prestar informações e encaminhar os visitantes.

O evento conta com a participação de, pelo menos, 15 estabelecimentos de restauração, pois, sublinhou o autarca, “há outros cafés e tascas que não constam na lista, mas estão ao dispor e, mediante marcação, também recebem pessoas”.
Esta edição do Festival do Peixe do Rio prolonga-se até 03 de março e o programa tem em destaque iniciativas como o Roteiro do Petisco ou o Almoço da Caldeta para Todos.
Nos dois fins de semana do evento, a Praça da República acolhe uma feira de produtos locais, ‘workshops’, jogos tradicionais, a apresentação do livro “Comeres Raianos”, da Confraria Gastronómica do Alentejo, e uma sessão de ‘showcooking’ com o ‘chef’ José Júlio Vintém e convidados.
Exposições, maratonas fotográficas, concertos, animação musical itinerante, concursos de pesca e passeios pedestres e de BTT são outros dos atrativos.
Criado em 2010, o evento, que visa dinamizar a economia local nas áreas da restauração, hotelaria e comércio, começou por se chamar Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, mas, na edição de 2023, adotou a designação de festival.

Reportagem completa na próxima edição impressa, de 22 de Fevereiro, do Linhas de Elvas

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Portugal vai acabar por ter casos de dengue, mas vai demorar

já houve casos em Espanha - 10 casos entre 2016 a 2020 -, mas até ao momento não houve cas…