O PS venceu no concelho de Gavião todas as eleições que decorreram desde 25 de Abril de 1974, uma “proeza” que alguns eleitores atribuem ao trabalho desenvolvido pelos autarcas naquele bastião socialista.
Nas eleições legislativas de 2022, o PS venceu em todas as freguesias do concelho de Gavião, tendo conquistado 57,83% dos votos, a maior percentagem a nível nacional para os socialistas.
A agência Lusa constatou nas ruas de Gavião que é relativamente fácil encontrar um eleitor fiel ao PS, mas poucos querem falar sobre o tema.
Contrariando essa tendência, Margarida Ferreira, que estava no Café Central da vila do Alto Alentejo, revelou o “segredo” das vitórias do PS.
“Para já temos um bom presidente PS, aqui em Gavião, na minha opinião. Eu acho que tem uma grande vantagem o PS”, disse.
Para Margarida Ferreira, o trabalho desenvolvido na autarquia pelos socialistas reflete-se depois nos outros atos eleitorais, sendo esse “mérito” também já reconhecido pelos eleitores mais jovens.
“Há até muita juventude socialista aqui, no Gavião, nos arredores, nas freguesias, miúdas e miúdos e com uma certa idade, tudo juventude socialista, vão até para congressos”, sublinhou.
No centro da vila, junto a um outro café, Fernando Gonçalo contou à Lusa que é “fiel” ao PS, tal como a mulher, apesar das “aldrabices”.
“Apesar daquelas aldrabices que tem havido para lá nos ministros, o PS ganha sempre aqui”, disse.
Fernando Gonçalo recordou que no 25 de Abril de 1974 as pessoas “oscilavam” entre o PS e o PCP, mas, no seu caso, quando percebeu que “aquilo andava sempre às cambalhotas”, fixou o voto no PS e, desde essa altura, “nunca mais” deixou de votar nos socialistas.
Enquanto bebia uma cerveja ao balcão de um outro café, Carlos Gomes, eleitor do PSD, explicou à Lusa que o PS vence eleições no Gavião porque “os velhos” votam nos socialistas.
E, nas eleições legislativas marcadas para 10 de março, o PS vai voltar a conquistar o concelho de Gavião nas eleições legislativas, porque o presidente da câmara “é bom”, anteviu.
Em declarações à Lusa, o presidente do município de Gavião, o socialista José Pio, considerou que as pessoas no concelho “são socialistas por natureza”.
“São pessoas com um bom receber, sabem estar e que gostam muito de ser solidárias, isso é uma marca que o Partido Socialista sempre teve e quer continuar a ter”, defendeu.
O autarca, que disse esperar “uma grande vitória” do PS no concelho, acrescentou que a “marca socialista” vai manter-se, uma vez que as pessoas “continuam a acreditar” que o partido é a “força que melhor defende” os seus interesses.
Nas últimas eleições legislativas votaram no concelho do Gavião 1.954 eleitores dos 3.127 inscritos (60,74%), tendo o PS conquistado 1.130 votos (57,83%), o PSD 320 votos (16,38%) e o Chega, em terceiro lugar, 160 votos (8,19%).
A maior votação no PS registou-se na freguesia rural de Belver, que conta com um universo de 529 inscritos, tendo votado 358 eleitores (67,67%). O PS obteve 257 votos (71,79%), o PSD 38 votos (10,61 %) e a CDU 25 votos (6,98%).
Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março, marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 07 de novembro, alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Portugal vai acabar por ter casos de dengue, mas vai demorar

já houve casos em Espanha - 10 casos entre 2016 a 2020 -, mas até ao momento não houve cas…