Alandroal volta a ser a Capital das Cozinhas do Rio, de 23 de fevereiro a 3 de março, com mais uma edição do Festival do Peixe do Rio, que leva às mesas do concelho o que de melhor o território tem para oferecer.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, foi esta segunda-feira apresentada ao público na Área Recreativa das Azenhas D’el Rei, com um passeio de barco e uma degustação de alguns dos sabores que percorrem os 16 cafés e restaurantes aderentes já a partir desta sexta-feira.

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal do Alandroal, destaca a importância desta iniciativa, referindo que “a essência do Festival é estar distribuído por todo o concelho, com vários níveis de oferta, desde a cozinha moderna e mais inovadora, às tradições enraizadas na região, com os cafés e tascas a darem a conhecer receitas que fazem parte das memórias de todos”.

O aguardado roteiro do petisco e o almoço da caldeta para todos são alguns dos destaques do programa que, para além da gastronomia, celebra a cultura e as tradições da região.

A Praça da República será espaço central para uma feira de produtos locais, workshops, jogos tradicionais, a apresentação do livro “Comeres Raianos”, da Confraria Gastronómica do Alentejo. Este espaço acolhe ainda uma das novidades desta edição, um centro de acolhimento que tem como objetivo auxiliar quem visita o Festival a conhecer todos os restaurantes aderentes e a proporcionar uma experiência única e diferenciadora, adaptada aos interesses de cada grupo.

Ainda numa ótica de valorização do peixe do rio, o Chef José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos, em Portalegre, protagoniza uma sessão de showcooking com a Chef Lídia Brás, onde dão a conhecer alguns dos segredos para preparar pratos de fazer água na boca.

As atividades estendem-se à celebração do património natural e cultural do concelho, com programas para toda a família, incluindo exposições, maratonas fotográficas, concertos, animação musical itinerante, concursos de pesca e passeios pedestres e de BTT, para os mais aventureiros.

O Festival do Peixe do Rio nasceu em 2010 enquanto Mostra Gastronómica do Peixe do Rio e é já marca identitária do concelho, que tem como objetivo dar a conhecer a autenticidade e qualidade dos produtos da região, dinamizando a economia local em áreas cruciais como a restauração, hotelaria e comércio.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Portugal vai acabar por ter casos de dengue, mas vai demorar

já houve casos em Espanha - 10 casos entre 2016 a 2020 -, mas até ao momento não houve cas…