Períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos. Neve nos pontos mais altos da serra da Estrela. Vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas.

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade, de norte para sul, a partir do meio da manhã.
Períodos de chuva, mais frequentes a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, passando gradualmente a aguaceiros fracos a partir do meio da manhã, que serão de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, tornando-se pouco frequentes a partir do meio da tarde.
Vento moderado (15 a 30 km/h) de noroeste, sendo oes-sudoeste a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até meio da manhã, soprando moderado a forte (30 a 55 km/h) em especial a partir da tarde, no litoral, com rajadas até 70 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 80 km/h, com tendência a enfraquecer no final do dia.
Formação de geada em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
Pequena descida da temperatura máxima.

REGIÃO SUL:
Céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado partir do meio da tarde, apresentando-se pouco nublado na costa sul do Algarve.
Possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral oeste e no Alto Alentejo, entre o meio da manhã e o meio da tarde.
Vento moderado (15 a 30 km/h) de nor-noroeste, soprando moderado a forte (30 a 55 km/h) em especial a partir da tarde, no litoral oeste, com rajadas até 70 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 80 km/h.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

GRANDE LISBOA:
Céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde.
Possibilidade ocorrência de períodos de chuva fraca entre o início da manhã e o início da tarde.
Vento moderado(20 a 30 km/h) de nor-noroeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h.

GRANDE PORTO:
Céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir do meio da manhã.
Períodos de chuva, passando a aguaceiros fracos a partir do meio da manhã, tornando-se pouco frequentes a partir do meio da tarde.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de oes-sudoeste, rodando para noroeste a partir do meio da manhã, e tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h), por vezes com rajadas até 65 km/h, enfraquecendo no final do dia.
Pequena descida da temperatura máxima.

ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando gradualmente para 2,5 a 3,5 metros a partir da tarde.
Temperatura da água do mar: 14/15ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.
Temperatura da água do mar: 15/16ºC

METEOROLOGISTA(S):
Madalena Rodrigues, Maria João Frada e Paula Leitão/IPMA

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Portugal vai acabar por ter casos de dengue, mas vai demorar

já houve casos em Espanha - 10 casos entre 2016 a 2020 -, mas até ao momento não houve cas…